Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Acontece nesta sexta-feira, 30 de junho, em todo o País, mobilização nacional contra as reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo governo Michel Temer. No Tocantins, centrais e sindicatos se organizaram e mobilizam-se pela manhã em frente ao Colégio São Francisco, na Avenida JK. 

Entre os participantes da Greve Geral de hoje, está o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe/TO) que esclarece aos seus sindicalizados que a mobilização desta sexta-feira é estruturada pelas centrais sindicais nacionais e movimentos sociais. No Tocantins, a manifestação é realizada pelas centrais com representação no Estado. As centrais, estaduais, por sua vez, segundo o Sisepe, convocam os sindicatos a elas filiados para que participem da mobilização. 

Ainda de acordo com o sindicato, na condição de sindicato filiado à Nova Central Sindical dos Trabalhadores, o Sisepe/TO participa do ato por entender que a luta contra a reforma da Previdência é uma pauta de interesse deste sindicato por afetar diretamente direitos dos servidores públicos do Estado do Tocantins. "Entretanto, o Sisepe/TO não é uma entidade organizadora desta mobilização", esclarece o Sisepe.

Aos servidores que desejem participar, o Sindicato esclarece que poderão se juntar à mobilização, com previsão de termino às 10h30. "Portanto, no período da tarde, o servidor que trabalha a partir de 12h30 terá que comparecer normalmente ao trabalho", informa o sindicato. 

A concentração é em frente ao Colégio São Francisco na Quadra 108 Norte, com posterior caminhada pela Avenida JK. Participam da mobilização além da Nova Central, a Pública-Central do Servidor, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, entre outros.