Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Valdo França

Foto: Valdo França

Um diagnóstico da situação atual do Integra Saúde Tocantins, a verificação das potencialidades da equipe técnica e equipamentos para avanços em monitoramento e formulação de mais indicadores de saúde. Estes foram alguns dos objetivos da vinda do gerente do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) Zilda Arns Neumann do Estado de Goiás, Jean Pierre Pereira. O Conecta SUS foi referência para que o Tocantins conseguisse implantar o Integra Saúde e continua oferecendo suporte para que o centro de informações tocantinense avance em qualidade e quantidade dos indicadores.

Em um encontro com todas as áreas técnicas na sede do Integra, o gerente afirmou que é “importante destacar que um centro de informações nunca está pronto, pois todos os dias as situações mudam e há sempre inovações a serem colocadas em prática. Por falar em inovação, acredito que o maior patrimônio do Estado neste sentido, é o servidor que promove o crescimento com suas idéias e sonhos”.

Ao lado do coordenador de Tecnologia da Informação do Conecta, Carlos Tibiriçá, o gerente repassou à equipe tocantinense a necessidade do aprendizado com a análise dos dados. “Não basta sabermos que existem tantos casos de uma determinada doença, precisamos saber como reverter a situação com ações de combate e controle, que são possíveis a partir do momento em que se tem dados reais que ajudem a planejar a saúde”, destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, a vinda dos técnicos de Goiás será muito proveitosa. “Ficamos felizes pela equipe do Conecta ter aceitado nosso convite, pois essa é uma oportunidade de podermos enxergar onde podemos chegar. Nossa equipe terá uma nova perspectiva para ampliação de informações e indicadores e, consequentemente, fazer uma melhor gestão para toda a população, com a segurança do conhecimento preciso da real situação de todas as áreas do Sistema Único de Saúde no Tocantins”, afirmou.

Segundo a superintendente de Vigilância da Secretaria de Saúde do Tocantins, Liliana Fava, a implantação do Integra fez muita diferença no controle dos dados e principalmente na tomada de decisões. “Com esta capacitação, sem dúvidas, só iremos avançar no trabalho que já estamos realizando”, disse.

O subsecretário de Saúde do Tocantins, Marcus Senna, falou sobre o interesse em mostrar o Conecta para a equipe tocantinense. “Já tinha visto uma palestra do Jean no Conselho Nacional de Saúde e tive a certeza de que toda equipe do Tocantins precisava conhecer o Conecta, pois nossos superintendentes já visitaram o local, mas muitos técnicos que lidam com o Integra diariamente não tinham a dimensão do quão é valioso este espaço e até onde podemos chegar”, enfatizou.

A coordenadora do Integra Saúde se disse feliz com o evento. “Fiquei contente com o aprendizado de hoje e mais feliz ainda em ver que estamos no caminho certo. Muito do que foi mostrado aqui e que é praticado em Goiás, a gente já faz e isso é muito bom, uma vez que somos nos inspiramos neles”, frisou.

Presente no evento, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios do Tocantins (ATM), Jairo Soares Mariano, se disse surpreso com a inovação apresentada. “Estou positivamente surpreendido com o que conheci hoje e em saber que todos estes dados podem ser usados como suporte para que os gestores municipais planejem suas ações”, afirmou, acrescentando que vai estudar uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e ATM para dinamizar os dados de forma que chegue mais rápido às secretarias municipais de saúde.

O Integra Saúde

O Integra Saúde Tocantins é um espaço que funciona dentro da sede da Sceretaria de Saúde e concentra informações estratégicas para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. Neste centro, que é o segundo a ser implantado no Brasil, são monitorados em tempo real os indicadores de saúde, como taxa de mortalidade por violência; doenças crônicas; casos de dengue, zika, chikungunya, leishmaniose; doenças transmissíveis; inspeções da vigilância sanitária; leitos de hospitais; entre outros. 

As informações serão coletadas, tratadas, analisadas, disponibilizadas e servirão de subsídio para que técnicos possam coordenar, com mais precisão, a ações da Secretaria.