Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

 Com essa formação, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) beneficiará cerca de 70 mil estudantes

Com essa formação, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) beneficiará cerca de 70 mil estudantes Foto: Juliana Carneiro/ Ascom

Foto: Juliana Carneiro/ Ascom  Com essa formação, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) beneficiará cerca de 70 mil estudantes Com essa formação, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) beneficiará cerca de 70 mil estudantes

No período de 16 a 18 de janeiro, três mil professores que atuarão no Programa Circuito Campeão em 2018, participarão de uma formação inicial, nas sedes das Diretorias Regionais de Educação. Com essa formação, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) beneficiará cerca de 70 mil estudantes.

A formação será destinada aos professores que atuarão em turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Além dos alunos da rede estaduais, participam também estudantes de escolas de 96 municípios que aderiram ao programa.

Em Palmas, a formação será ministrada na Escola Estadual Madre Belém e durante os três dias, os professores vão trocar experiências de ensino e aprendizagens, simular situações de práticas pedagógicas na sala de aula e preencher os cartazes de acompanhamento.

A coordenadora estadual do programa no Tocantins Simone Paccini explicou que compartilhar situações vivenciadas em sala de aula, ajuda na melhor preparação do professor. “Trabalhar com o Circuito Campeão exige uma dinâmica pedagógica específica. Temos que acompanhar sistematicamente a aprendizagem dos alunos e consequentemente, o alcance das metas estabelecidas para indicadores do sucesso dos alunos. E temos que fortalecer a escola para que haja o comprometimento de todos com a aprendizagem dos estudantes envolvidos”, explicou.

Entre os assuntos que serão abordados durante a formação está a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), parte que trata das competências socioemocionais. Haverá oficinas didáticas de Matemática no cotidiano, alfabetização estatística, oficinas de produção de textos, oficina de sequência didática e letramento científico. Também haverá um momento de análise dos resultados alcançados em 2017.

Simone Paccini esclareceu que 80 técnicos da Seduc e das Diretorias Regionais de Educação participaram de uma formação realizada em dezembro pelo Instituto Ayrton Senna.

O Circuito Campeão é um programa de alfabetização, com a promoção da leitura e da escrita para alunos da primeira fase do ensino fundamental e está sendo aplicado no Tocantins, por meio da parceria entre Governo do Estado e Instituto Ayrton Senna. Através de uma metodologia pedagógica centrada no cumprimento de metas de leitura e de aprendizagens, o Circuito Campeão amplia a leitura, a interpretação de textos e a visão de mundo de todos os estudantes beneficiados pelo programa.

Mediadores de Leitura

Os professores que atuam no Circuito Campeão dispõem das Caixas de Leitura, que contém 40 títulos de diversos autores brasileiros e estrangeiros sobre variados temas para cada turma. Com esses livros, o professor na função de mediador da leitura conta com vastas possibilidades para promover a leitura.

Parceria

O Governo do Tocantins adotou a metodologia do programa para ofertar aos estudantes tocantinenses, oportunidades de avançarem nos estudos e de melhorar a leitura, a escrita e a interpretação de textos, e consequentemente, a melhoria da qualidade de vida.