Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Reunião da Defensoria Pública do Estado com moradores do Setor Alto dos Buritis

Reunião da Defensoria Pública do Estado com moradores do Setor Alto dos Buritis Foto: DPE Gurupi/Divulgação

Foto: DPE Gurupi/Divulgação Reunião da Defensoria Pública do Estado com moradores do Setor Alto dos Buritis Reunião da Defensoria Pública do Estado com moradores do Setor Alto dos Buritis

As famílias que vivem no Setor Alto dos Buritis, em Gurupi, no Sul do Estado, a 230 Km de Palmas, estão sendo atendidas pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado às Minorias e Ações Coletivas (NUAmac) de Gurupi. A comunidade recebeu uma notificação para desocupação da área pública, pertencente ao Município.

Conforme informações do NUAmac Gurupi, a prefeitura pretende desocupar a área habitada do Setor para viabilizar a construção de uma estrada que ligará a Avenida Bahia, no Município, ao traçado da BR 242. Contudo, centenas de pessoas residem no local há mais de 30 anos.

Coordenador do NUAmac Gurupi, o defensor público Leandro Gundim alertou sobre a gravidade da situação e informou aos moradores que serão enviados expedientes à Secretaria Municipal de Habitação e também à Procuradoria do Município, e demais órgãos envolvidos, para buscar a solução do impasse. “Vamos buscar uma solução alternativa para o problema, pois cerca de 100 pessoas poderão ser desalojadas, gerando um problema coletivo que é de interesse do poder público, e avaliar quais medidas podem ser tomadas”, destacou.

A reunião com os moradores foi realizada na última sexta-feira, 19. Ainda de acordo com o NUAmac Gurupi, o Setor Alto dos Buritis tem cerca de 30 imóveis que, com a desocupação, devem ser demolidos. (Com informações do NUAmac Gurupi)