Cultura

Foto: Divulgação

Ensaios escritos por oito promotores de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE) compõem a obra “Combate à Corrupção na Visão do Ministério Público”, livro lançado esta semana pela editora JH Mizuno. A obra ainda contém textos de quatro membros de ministérios públicos de outros estados da federação.

Com uma linguagem clara e atenta à realidade nacional, o livro aborda problemáticas acerca da prevenção dos atos de improbidade administrativa; sobre o enfrentamento dos crimes contra a administração pública e sua punição em regime fechado; atividades das organizações criminosas no setor estatal; portais da transparência; dano moral coletivo por atos de corrupção, dentre outros.

Organizada pelos promotores de Justiça Vinícius de Oliveira e Silva, Edson Azambuja e Octahydes Ballan Junior, membros do MPE, a obra tem o objetivo de colaborar com a atividade de todos aqueles que atuam na área, tanto no aspecto preventivo quanto repressivo, bem como aqueles que desenvolvem estudos ou pesquisas relativas à redução dos níveis de corrupção no País. “Esperamos que, juntos, possamos auxiliar na evolução civilizatória que o país merece”, afirmam na apresentação do livro.

O procurador regional da República, Carlos Fernando dos Santos Lima, integrante da Força-Tarefa da Lava Jato, elogiou a obra. No prefácio do livro, destacou que os 12 textos que compõem a obra estão bem balanceados entre uma abordagem teórica da corrupção e a análise de situações concretas. “Convido todos os leitores a terem o mesmo prazer que tive ao ler os ensaios e a aprofundarem com esses textos sua visão desse fenômeno que ameaça subverter os princípios de nossa democracia, que impede o desenvolvimento das políticas sociais e a redução da desigualdade, tão difícil de combater em nosso País”, concluiu. 

Autores

·         Vinícius de Oliveira e Silva (MPTO)

·         Ruth Araújo Viana (MPTO)

·         Diego Nardo (MPTO)

·         Pedro Evandro de Vicente Rufato (MPTO)

·         Octahydes Ballan Junior (MPTO)

·         Sidney Fiori Junior (MPTO)

·         Benedicto de Oliveira Guedes Neto (MPTO)

·         Cynthia Assis de Paula (MPTO)

·         Leonardo Augusto de Andrade Cezar Dos Santos (MPES)

·         Emerson Garcia (MPRJ)

·         Dandy Jesus Leite Borges (MPRO)

·         Luciano Moreira de Oliveira (MPMG)