Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Rodrigo Alves Foram empossados mais de 40 membros, entre titulares e suplentes, do Fórum Municipal de Educação do Município Foram empossados mais de 40 membros, entre titulares e suplentes, do Fórum Municipal de Educação do Município

Em Audiência Pública realizada pela Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Educação, na tarde da última sexta-feira, 9, foram empossados mais de 40 membros, entre titulares e suplentes, do Fórum Municipal de Educação do Município, além da diretoria executiva, instância de caráter permanente, instituído com a função de acompanhar a execução do Plano Municipal de Educação.

O trabalho do Fórum tem importante significado social e político, por ser um espaço de diálogo, debate e encaminhamentos de medidas para a garantia do direito à educação. A solenidade ocorreu no auditório da Diretoria Regional de Educação de Porto Nacional e contou com a presença da secretária da pasta Deusina Ribeiro.

Integram o rol de membros: representantes da comunidade escolar, organizações, instituições públicas e privadas, sindicatos, conselhos, associações, ONG's e representantes em geral do Poder Público com atuação reconhecida no âmbito da educação municipal.

A secretária Deusina Ribeiro, destacou que além dos representantes do poder público e da comunidade escolar, a participação de cada cidadão é de fundamental importância neste processo de discussão de projetos e sugestões.

“De fato uma ação importante que desencadeará outras que permitirão a participação consciente da sociedade civil e do governo municipal na construção da educação que queremos para nossa gente. Participe! Conheça! Contribua! Parabéns à equipe Secretaria Municipais da Educação pela organização e agilidade na realização. Obrigada a todos os seguimentos que estiveram presentes e que se dispusera a participar”, realçou a secretária Municipal da Educação.

A professora Benvida Barros Dourado, integrante também da comissão, fez palestra sobre a importância do Plano Nacional de Educação, enfatizando assim o progresso da área em Porto Nacional. Ela explicou que o fórum é pré-requisito para a conferência municipal que antecede a etapa estadual e é fase decisiva para participar da etapa nacional.

“O Fórum é de grande relevância porque é uma instituição que vai acompanhar todo o processo de desenvolvimento, as metas e as estratégias no plano municipal de educação”, refletiu Dourado.