Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Prefeito de Figueirópolis, Fernandes Martins Prefeito de Figueirópolis, Fernandes Martins

Com o objetivo de debater a conjuntura atual da educação, dirigentes municipais de educação dos 139 municípios tocantinenses reuniram-se nesta quarta-feira, 18, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas/TO, durante o IV Fórum Estadual Extraordinário da Undime.  O evento contou com a participação de prefeitos e de representantes do Ministério da Educação. A Undime é a União dos Dirigentes Municipais de Educação.

A Base Nacional Comum Curricular, o Plano de Ação Articulada (PAR), os pisos salariais dos profissionais da área, os processo de elaboração dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração e a analise e avaliação do Plano Municipal de Educação foram os temas discutidos entre os participantes. Porém, aspectos burocráticos estabelecidos pelo Ministério da Educação em parcerias com as prefeituras foi o principal tema do fórum.

“Precisamos de uma discussão mais ampla sobre os critérios de avaliação de obras executadas com recursos do FNDE e sobre as pendências apontadas pelo Ministério da Educação na prestação de contas da merenda escolar, pois às vezes pequenos valores insignificantes levam ao bloqueio de recursos destinado a refeição dos alunos, ao gerar todo um problema para os Municípios e os beneficiários”, apontou o presidente da Undime e secretário Municipal de Educação de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura Junior, em discurso direcionado ao Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leandro José Franco Damy.

Ao representar o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, o chefe do executivo municipal de Figueirópolis, Fernandes Martins, elencou as diversas ações da entidade municipalista voltadas ao desenvolvimento das redes municipais de educação. “A ATM tem lutado constantemente para que os recursos do Transporte Escolar chegue em dias aos cofres municipais, bem como estimulando os Municípios a participarem dos programas do Instituto Ayrton Senna e Prefeito Amigo da Criança”, disse, ao lembrar que a ATM disponibilizou uma técnica em educação para auxiliar os trabalhos dos dirigentes municipais.

O fórum segue até esta quinta-feira, 19, com a realização de oficinas e palestras.