Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os aulões do Enem estão entre as ações da Seduc para complementar a preparação dos estudantes

Os aulões do Enem estão entre as ações da Seduc para complementar a preparação dos estudantes Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro Os aulões do Enem estão entre as ações da Seduc para complementar a preparação dos estudantes Os aulões do Enem estão entre as ações da Seduc para complementar a preparação dos estudantes

Os estudantes que concluírem o ensino médio, no ano de 2018, nas escolas públicas, terão direito à gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mesmo aqueles que não solicitaram anteriormente a isenção estão dispensados de pagar a taxa. 

O período de inscrições vai até 18 de maio e as provas ocorrem nos dias 4 e 11 de novembro.

Para os demais candidatos do Enem 2018, a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 82,00 poderá ser paga até dia 23 de maio. As inscrições do Enem e a emissão da guia são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Enem 2018.

A diretora do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Larissa Ribeiro, alertou sobre a obrigatoriedade da inscrição. “Ela não é automática, mesmo para aqueles estudantes que solicitaram isenção no período anterior. Para garantir a participação, é necessário acessar o ‘passo a passo’ na página do Enem e acompanhar sua validação até emissão do cartão com local de provas”, explicou.

Preparação na rede estadual

Os alunos da rede estadual de ensino do Tocantins terão uma preparação complementar para o exame: o projeto #ToNoEnem. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) contempla diversas ações como a realização de três simulados nos moldes do Enem. Os estudantes também terão acesso a um aplicativo para celular e tablet, onde poderão baixar livros, receber dicas de estudos, assistir à videoaulas, responder a exercícios e participar de simulados.

Os cerca de 20 mil concluintes do ensino médio das escolas estaduais receberão material de apoio específico do Enem. O conteúdo é composto por cinco volumes, contemplando as áreas do conhecimento de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

A pasta realiza ainda uma série de Aulões do Enem nos municípios sede das 13 Diretorias Regionais de Educação. O primeiro ocorre nesse sábado, 12, em Palmas, no auditório do Ceulp/Ulbra em dois horários: às 8 e às 14h. Para participar, os estudantes precisam se inscrever, no site da Seduc. Os aulões, nos municípios do interior do Estado, estão previstos para começar em 19 de maio, gradativamente.