Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

No Tocantins, o cerrado é considerado a vegetação oficial, por abranger praticamente 90% do território

No Tocantins, o cerrado é considerado a vegetação oficial, por abranger praticamente 90% do território Foto: Divulgação

Foto: Divulgação No Tocantins, o cerrado é considerado a vegetação oficial, por abranger praticamente 90% do território No Tocantins, o cerrado é considerado a vegetação oficial, por abranger praticamente 90% do território

Nesta terça-feira (11), comemora-se o Dia Nacional do Cerrado. No Tocantins, este bioma é considerado a vegetação oficial, por abranger praticamente 90% do território. Além da região norte, no País o cerrado está presente também no  centro-oestesudeste e nordeste.

No sentido de manter a preservação e conservação deste bioma, considerado o berço das águas, o Governo do Estado, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) desenvolve um forte planejamento de ações para auxiliar na redução dos índices de queimadas e incêndios florestais.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris de Oliveira esclarece que o órgão realiza diversas ações, como por exemplo, o Plano de Proteção Contra o Fogo, através do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo (MIF), nas Unidades de Conservação administradas pelo órgão ambiental.

“A queima prescrita é feita com o fogo de baixa intensidade e tem como finalidade diminuir o material combustível como o capim, propício a queimada, que geralmente ocorrem no período de falta de chuvas, causando prejuízos à fauna e a flora”, explica.

O gestor também destaca medidas como a criação de Brigadas Contra Incêndios Florestais, que tem como objetivo prevenir que um simples foco possa transformar em um incêndio de grandes proporções. “Desta forma as brigadas foram implementadas e foram contratados 60 brigadistas que estão atuando nas Unidades de Conservação de Proteção Integral”, adiantou.

As unidades de gestão do Naturatins são os Parques Estaduais do Jalapão, Cantão e Lajeado e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, com suas respectivas Áreas de Proteção de Ambiental (APA). “Vale ressaltar que o Naturatins estuda a viabilização de novas Unidades de Conservação, que sem dúvida são alternativas de proteção e conservação do cerrado”, reforça Gilberto Iris.

Outra importante iniciativa do Naturatins referente à manutenção do cerrado foi à suspensão das autorizações de queima controlada, até o próximo dia 30 de outubro, período de vigência da Portaria nº 223, expedida em 29 de junho pelo Naturatins.

Cerrado

Considerada a savana mais rica do mundo, com 6 mil espécies de plantas nativas e uma notável diversidade de espécies animais endêmicas, o cerrado abrange uma área de 2.036.448 km², cerca de 23,9% do território brasileiro. Abriga aproximadamente 200 espécies de mamíferos, 800 espécies de ave, 180 de répteis, 150 de anfíbios e 1.200 espécies de peixes, que nadam pelas três maiores bacias hidrográficas do continente, cujas nascentes situadas no bioma elevam o potencial aquífero da área.