Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Há quatro anos parada, a máquina de radioterapia de Araguaína começou a ser instalada nesta semana e vai beneficiar os pacientes que fazem tratamento de câncer na região norte do Estado. Para conferir o andamento dos trabalhos, o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, visitou o local nesta última quarta-feira, 19.

Renato Jayme garantiu que o processo para instalação da máquina deve ser concluído em um prazo que pode variar de 90 a 120 dias, conforme resultado da vistoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para liberação do serviço. A autorização será feita após conclusão das etapas de instalação, calibragem, testes e treinamento da equipe por se tratar de um equipamento de alta complexidade.

A máquina de radioterapia de Araguaína atenderá cerca de 80 pacientes que atualmente fazem o tratamento em Imperatriz (MA), por meio de pactuação, via Sistema Único de Saúde (SUS). Além do tratamento de radioterapia no Maranhão, os pacientes do Tocantins também contam com a oferta do procedimento em Palmas, em serviço privado pago pelo Estado, habilitado pelo Ministério da Saúde, que está ofertando tratamento de radioterapia, a aproximadamente 50 pacientes.

“Esta máquina de radioterapia não estava em funcionamento devido à falta de conclusão da reforma do local onde ela está sendo instalada. Logo que assumiu o Estado, a atual gestão determinou que nós concluíssemos essa reforma e que déssemos início o mais rápido possível à instalação da máquina. Isso vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes que não necessitarão mais ter que se desgastar com longas viagens para realizar o seu tratamento, além de diminuir as despesas financeiras do governo”, concluiu Renato Jayme.