Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Rondinelli Ribeiro

A Corrida da Justiça reuniu cerca de mil competidores na terceira edição da prova promovida pelo Poder Judiciário do Tocantins, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Justiça Federal e Tribunal Regional Eleitoral.  Evento esportivo marcado pela disputa saudável e bons exemplos de superação de quem conseguiu vencer os desafios da corrida até cruzar a linha de chegada na noite deste sábado (20/10).

Apaixonado pelo esporte, Thalysson Gonçalves participou da prova com a ajuda do pai José Vieira. O jovem, que tem paralisia cerebral, compete desde 2006 e está sempre animado para as corridas de rua. “Comecei a correr a pedido dele; e as provas, além de qualidade de vida, promovem a socialização e inclusão. Por isso é muito bom participar”, afirmou o pai.

Com concentração em frente à sede do Tribunal de Justiça do Tocantins, os corredores se dividiram em dois trajetos (5 e 10km), percorrendo o trecho norte da avenida Teotônio Segurado e, no caso de quem optou pelo percurso mais longo, finalizando com uma volta na Praça dos Girassóis. Este ano, todos os participantes usaram um sinalizador em led para tênis.

Participando da corrida pelo segundo ano, o vendedor Osvaldo Ferreira de Souza Filho foi o primeiro a finalizar a prova de 5 km. “Percurso muito bom e consegui manter um ritmo bacana, graças a Deus”, afirmou o corredor.

A advogada Ana Lúcia Maranhão também participou da corrida e destacou a iniciativa do Judiciário. “É muito bom para tirar a gente do sedentarismo, para a saúde. Eu venho treinando há três meses para a corrida e não só perdi peso, como também meus exames de saúde agora só deram nota 10”, enfatizou.

Com o objetivo de promover o esporte e a cidadania entre os servidores do sistema de Justiça e a população, a competição faz parte do circuito Virgílio Coelho de corridas de rua. “Essa prova é motivo de muita alegria porque é o congraçamento entre os órgãos da Justiça e a comunidade. Além do clima de alegria que traz para a cidade, a corrida tem ainda uma missão social em prol da melhor qualidade de vida para a comunidade”, destacou o diretor geral do TJTO, Francisco Cardoso.

Premiação

Todos os participantes receberam medalhas. Subiram ao pódio os três primeiros colocados em cada faixa etária das categorias comunidade e público interno nos 5 e 10 km masculino e feminino; e os cinco melhores nos 10 km das categorias comunidade/elite geral (acima de 16 anos) e público interno geral (acima de 18 anos) masculino e feminino.

O resultado geral da competição pode ser conferido no site www.chipbrasil.com.br

Presenças

Prestigiaram a corrida o juiz auxiliar da presidência do TJTO, Esmar Custódio Vêncio Filho; o procurador geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; o procurador da República, Álvaro Manzano; o juiz federal Gabriel Brum e o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Jader Gonçalves.