Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Conselho é responsável por aprovar e coordenar a estrutura do sistema de gestão da Reserva da Biosfera do Cerrado

Conselho é responsável por aprovar e coordenar a estrutura do sistema de gestão da Reserva da Biosfera do Cerrado Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Conselho é responsável por aprovar e coordenar a estrutura do sistema de gestão da Reserva da Biosfera do Cerrado Conselho é responsável por aprovar e coordenar a estrutura do sistema de gestão da Reserva da Biosfera do Cerrado

O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Cerrado (CNRBC) reúne-se de forma extraordinária nesta quarta-feira, 21, em Palmas, na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), às 14h. É a primeira vez que o conselho se reúne no Tocantins, a convite do titular Semarh, Leonardo Cintra.

Na ocasião devem ser eleitos o presidente, vice-presidente e secretaria executiva do conselho. Além disso, também estão previstas deliberações sobre o regimento interno do órgão, a elaboração de um Plano de Comunicação para a RBC e do calendário de ações para 2019.

Participam da reunião representantes de onze instituições dos estados de Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia e Paraná, os dois últimos como convidados.

CNRBC

O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Cerrado foi estruturado em 2018, vinte e cinco anos após a criação da RBC, para ajudar na preservação da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável. Formado por representantes de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e da sociedade civil organizada, o conselho é responsável por aprovar e coordenar a estrutura do sistema de gestão da reserva, bem como por elaborar os planos de ação e propor projetos estratégicos para a consolidação da área delimitada.

O CNRBC é composto por 23 representantes, entre titulares e suplentes, do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins.