Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Um jantar realizado na noite desta terça-feira, 20, reuniu dezenas de advogados de Paraíso do Tocantins para ouvir as propostas da chapa OAB Proativa, liderada por Célio Henrique Magalhães Rocha, atual secretário geral da Ordem, que disputa a presidência da Seccional.

Durante o evento, Célio fez questão de ressaltar a importância de eleger um presidente sem vínculos políticos partidários. “Na gestão atual, não somos dependentes de ninguém e isso permitiu que fizéssemos os enfrentamentos necessários. Enfrentamos o Tribunal de Justiça quando não quis regular adequadamente a portaria dos alvarás eletrônicos e, quando se exauriu o diálogo, nós fomos ao CNJ e conseguimos uma vitória retumbante. Ou quando enfrentamos a prefeitura de Palmas, porque o prefeito estava cometendo irregularidades. Temos condição de falar com franqueza, olhos nos olhos, com altivez, que a OAB sempre deve guardar distância em relação ao poder político e poder constituído. Quando nós elevamos a voz contra o Governo do Estado, que queria contrair empréstimo e dar o FPE de garantia, o Conselho deliberou contra porque nós podemos falar de igual para igual, não temos vinculação política de nenhuma ordem”, defendeu.

“Há pessoas que guardam vínculos estreitos com a política e às vezes querem nos igualar. Eu ouço: “Dr Célio tem vinculação partidária”. Não tenho, não tive e nem pretendo ter. Embora eu não demonize política e entenda como natural que alguém seja advogados de políticos, eu acho que quem vai comandar uma instituição, estar na cúpula dela, deve ter uma reserva a mais. O presidente e seus diretores devem guardar o máximo de distância da política tradicional e ter a consciência de que a advocacia é a prioridade”, complementou.      

Outro tema abordado foi a transparência. O atual presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, que é conselheiro federal da Chapa Proativa, destacou os avanços que a gestão teve na área. “O Portal da Transparência é um avanço inenarrável para a advocacia porque nós começamos a mostrar como estamos gastando o dinheiro da anuidade. É um projeto pioneiro, que serve de modelo para outras seccionais. Todas as notas fiscais de tudo que gastamos na gestão estão disponíveis no site para consulta. Nossa gestão veio com esse conceito de transparência, de eficiência administrativa. Hoje temos uma gestão que saiu de um passivo de R$ 1,284 milhão e conseguiu investir R$ 4 milhões”, destacou.

Reconhecimento

A subseção de Paraíso recebeu diversos benefícios da gestão atual. Foi instalada uma sala da advocacia na delegacia de polícia, a sala da advocacia do Fórum foi reestrutura e remodelada, assim como os espaços nas comarcas de Colmeia e Cristalândia. O salão de eventos também foi climatizado. E, em setembro desse ano, foi inaugurada a sala da Escola Superior de Advocacia (ESA) na cidade para facilitar a oferta de cursos de capacitação e qualificação.

Ações que despertaram o apoio de advogados da cidade. “Decidi apoiar esse grupo pelas atitudes deles, diminuindo a anuidade, o que facilita bastante para a jovem advocacia, o parcelamento também. A advocacia no começo é bem difícil porque a maioria dos processos a gente recebe somente no final e as ações podem ser bem demoradas. Essas medidas ajudam bastante. Eu gostei também do olhar que tiveram para o interior que era meio esquecido. Isso fortaleceu a advocacia e eu sinto o advogado muito mais respeitado”, afirmou o jovem advogado Ítalo Almeida.

“Penso que sejam as pessoas mais preparadas, tanto o candidato a presidente, como toda a composição da chapa. A gente analisa cada candidato e vê que a chapa do Dr Célio já tem serviço prestado com excelência e não fica só na promessa.  Eu acho uma chapa muito ética, comprometida com a classe e em especial também pelo trabalho que vem desenvolvendo, pela transparência e seriedade em especial”, complementou a advogada Ana Paula Rosal.

A candidata ao conselho federal da Chapa, Vania Lúcia Maciel Mendes Milhomem, comemorou a acolhida. “Eu tenho uma ligação muito forte com essa terra e vir aqui e rever os advogados e advogadas é para mim um momento de alegria, é muito bom. Sabemos que temos muitas coisas importantes, projetos sérios e exequíveis, para fortalecer a advocacia não só de Paraíso, como de todo o Estado e vamos nos dedicar para isso”, disse.