Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: ATM/TO

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) acolherá em suas dependências o escritório representativo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), regional Tocantins. O convite e o fechamento da parceria foram feitos durante reunião de trabalho dos gestores municipais de Educação nesta quarta-feira, 23, em Palmas, entre o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, e o presidente da Undime, Bartolomeu Moura Junior, dirigente Municipal de Educação de Palmeirópolis.

A parceria firmada ampliará a força institucional e política da ATM e Undime perante as demandas de desenvolvimento da educação no Tocantins, enfatiza o presidente da ATM. “Essa união tende a elevar o patamar de representação das duas instituições, dando maior convencimento e força política, ao passo que permite a troca de novas metodologias de atuação e práticas de trabalho. A parceria certamente fortalecerá ainda mais as duas instituições representativas”, afirma Mariano.

Parcerias

Atualmente, a Undime encontra-se sediada no prédio da Prefeitura de Palmas, e a ida para a sede da ATM dará maior abertura para a participação dos prefeitos nas discussões dos dirigentes municipais de Educação. “A mudança fortalece o vínculo da Undime com os prefeitos, ao mostrarmos a importância da autonomia do dirigente municipal de Educação na gestão municipal, pois resultados positivos nessa área agregam muito valor à administração local”, comenta o presidente da Undime.

ATM e Undime promoveram inúmeras parcerias nos últimos anos, como a realização de encontros e congressos voltados à área da educação. Em sua fala, o presidente da ATM revelou que a entidade municipalista está “disposta a fazer despesas em prol da Undime, em projetos de desenvolvimento da educação municipal”, como a cessão do auditório da Associação para eventos de capacitação dos dirigentes, entre outros pontos. “Até porque a parceria com a Undime retira da ATM eventuais despesas de contratação de assessoria técnica nessa área”, destaca Mariano.

A previsão é que a Undime adentre as dependências da ATM até o início de fevereiro deste ano.

Undime

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília/ DF, contendo superintendências regionais em todos os Estados. Tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.