Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Um final de semana de descontração, lazer, adrenalina e muito esporte. Assim foi a segunda edição do Pedal em Ação, que reuniu em Pedro Afonso, 352 ciclistas de diversas cidades tocantinenses e de outros estados que percorreram um percurso de 60 km. 

Com o objetivo de promover o cicloturismo e o esporte de aventura, o evento considerado um dos maiores do Estado, teve início no sábado, 2, com a recepção dos ciclistas, entrega do kit atleta e sorteio de brindes. 

Já nesse domingo, 3, às 7h da manhã, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, deu a largada ao pedal que seguiu pela TO-010 e estradas vicinais do município, promovendo um contato direto com a natureza e as paisagens da cidade, conhecida por suas belezas naturais. 

Pela primeira vez em Pedro Afonso, a ciclista de Palmas/TO Juliana das Chagas, 34 anos, destaca que o evento é uma oportunidade ideal para quem quer ter contato com a natureza. “A cidade tem uma beleza espetacular e foi um evento muito divertido, bem organizado e que traz realmente o espirito do pedal, que é a união entre o homem e a natureza. Amei muito ter participado e com certeza estarei de volta nas próximas edições”, afirmou a auxiliar administrativo que pedala há pouco mais de seis meses. 

De Miracema do Tocantins, o médico veterinário Rogério Bezerra, 42 anos, trouxe a família para acompanhar o evento pelo segundo ano consecutivo. “Ficamos muito satisfeitos com a organização do evento, muito bem realizado, todo o apoio que foi dado aos ciclistas desde a chegada até a realização do percurso. Estão todos de parabéns. Sem falar que Pedro Afonso é uma cidade maravilhosa para a prática e com paisagens impressionantes”, frisou. 

O ciclista profissional Aurélio Machado, 45 anos, também parabenizou a organização e destacou a escolha do percurso. “Foi um trajeto muito bom, com belas paisagens e muita adrenalina. Todo o município de Pedro Afonso está de parabéns por realizar um evento tão completo como este”, conta o ciclista profissional. 

Para a ciclista pedroafonsina Isabela Cristina, organizadora do evento, a segunda edição do Pedal em Ação superou as expectativas. “Conseguimos reunir um número maior de ciclistas em um grande evento. A sensação é de dever cumprido ao poder proporcionar algo assim ao município e também a todos os nossos visitantes. Hoje, Pedro Afonso é referência como uma das cidades propícias para o ecoturismo, cicloturismo e demais esportes que envolvam essa integração do homem e a natureza. Agora, é começar já a organizar a próxima edição”, descreveu a organizadora.

Ao dar a largada para os 352 ciclistas, o prefeito Jairo Mariano, também presidente da Associação Tocantinense de Município (ATM), ressaltou a importância do incentivo ao esporte. “Pedro Afonso vem incentivando ações esportivas como estas, pois é uma forma de fazer com as pessoas tenham mais qualidade de vida. Claro, um evento desse porte movimenta toda a cidade e isso é benéfico para a população, toda essa integração que impacta o comércio, o dia a dia das pessoas e, principalmente, abre o espaço para que o município seja um destaque nos esportes ecológicos dentro do estado do Tocantins”, declarou Jairo Mariano.