Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Após se reunir com moradores da zona rural de Arraias, que relataram o receio de serem impactados em caso de rompimento, vazamento ou infiltração no solo das duas barragens construídas pela mineradora Itafós Mineração S/A no rio Bezerra, o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, João Neumann Marinho da Nóbrega, instaurou, nesta última quarta-feira, 27, procedimento para fiscalizar o cumprimento dos padrões de segurança nas duas represas.

Segundo o procedimento, será apurado se o poder público e a mineradora estão cumprindo as obrigações especificadas na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei n° 12.334/2010). Nesse sentido, serão requisitadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) informações técnicas ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), à Agência Nacional de Mineração e à Agência Nacional das Águas, sobre a observância das condições de segurança, de manutenção da integridade estrutural e operacional e dos riscos concretos de danos potenciais associados às barragens, após realização de atividades de fiscalização.

Também será marcada audiência administrativa com representantes da Itafós Mineração S/A e moradores para esclarecimentos e informações iniciais sobre a situação e condições de segurança das duas barragens.

Procuraram o Ministério Público para manifestar receio sobre a sua segurança moradores da comunidade Cajueiro e da fazenda Capim Puba, que, juntas, reúnem cerca de 36 famílias.