Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Com o tema “Um olhar sobre as mulheres nas carreiras jurídicas: conquistas e desafios” o I Encontro de Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins vai acontecer na próxima semana, nos dias 12 e 13 de março. O evento vai contar com a participação de palestrantes de renome estadual e nacional.

A conselheira federal e diretora Nacional da OAB, Fernanda Marinela, advogada e doutrinadora com atuação reconhecida nacionalmente vai estar presente no evento falando sobre temas atuais do direito. A advogada constitucionalista e chefe de gabinete do Ministro do STF Edson Fachin, Christine Peter, vai abordar como tema central de sua palestra o Constitucionalismo Feminista.

“Esse evento marca um momento importante de mobilização em defesa da valorização das mulheres advogadas, unindo forças através do diálogo e buscando envolver as advogadas na luta abraçada pela OAB Tocantins de reivindicar a apresentação de um projeto de lei na Assembléia Legislativa que garanta a funcionamento 24 horas das delegacias da mulher em todo o Estado”, ressaltou Janay Garcia, vice-presidente da OAB Tocantins.

O evento marca também a abertura de espaço para mobilização e debate acerca dos desafios enfrentados pelas jovens mulheres advogadas. “Como secretária-geral mais jovem entre todas as seccionais da OAB no Brasil, tenho como um dos compromissos prioritários da minha atuação na gestão destacar as jovens mulheres advogadas, mostrando o seu distinto valor”, disse Ana Laura Coutinho.

Mesa Redonda

O evento também vai contar com uma mesa redonda para debater a valorização e desafios da mulher advogada. Estão confirmadas como debatedoras a secretária-geral da OAB/TO, Ana Laura Coutinho, a conselheira federal da OAB, Kellen Pedreira, a desembargadora, Ângela Prudente, a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do Tocantins, Elaine Noleto, a delegada responsável pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, Lorena Josephine Ponce, a presidente da Liga de Direito das Famílias da Ulbra, Priscila Madruga, a juíza do Trabalho, Suzidarly Ribeiro Teixeira Fernandes, e a promotora de Justiça, Thaís Cairo Souza Lopes.