O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) apresentou, na tarde desta última quarta-feira, 13, dois Projetos de Lei (PL) em estimulo à doação de sangue e medula óssea no Tocantins. O primeiro PL diz respeito à isenção na taxa de concursos públicos para quem for doador e o segundo busca o livre acesso do Hemocentro em órgãos públicos para a realização de campanhas de conscientização.
A primeira proposição atende ao anseio de concurseiros e da própria sociedade que, segundo Geo, também é contemplada com isso, para que doadores de medula óssea e doadores regulares de sangue, tenham direito à isenção em concurso público. “Assim vamos contemplar o Hemocentro, que sofre com a baixa, e principalmente a população, que necessita do sangue e em determinados momentos com maior demanda”, destaca o parlamentar.
De acordo com Geo, uma situação comum, relatada pelos servidores públicos do Hemocentro, é a dificuldade de entrar nos órgãos públicos do Estado do Tocantins para divulgarem suas companhas de incentivo à doação de sangue. Por essa razão, o segundo Projeto visa impedir a proibição de ingresso de representantes do Hemocentro nesses locais.
“Essa proibição jamais pode acontecer, uma vez que a ação está diretamente relacionada ao interesse do Hemocentro e por se tratar de relevante interesse público e social, que visa beneficiar toda a população tocantinense. Assim nós poderemos ter uma divulgação, uma campanha mais assídua”, ressalta Geo.