Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PDT) reuniu, nesta última segunda-feira (6), em Palmas/TO, entidades representativas e instituições para detalhar um Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios que abrange quatro divisões regionais do Tocantins, eleitas pela senadora como prioritárias, com base nos indicadores como IDH e IDEB, considerados baixos, mas com potencial para desenvolvimento. As divisões são: região de Pedro Afonso (12 municípios), Bico do Papagaio (26 municípios), Jalapão (sete municípios) e o Sudeste (21 municípios). 

As entidades, além de sugerir programas que são análogos ao plano,  auxiliarão na execução das ações previstas. Estiveram na reunião a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Unitins,  Sebrae/TO, Embrapa, Federação da Agricultura do Tocantins (FAET), Senar, Federação das Industrias do Estado do Tocantins (Fieto), Senai, Sesc e Senac, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/TO), Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e cooperativas de crédito.

Os representantes das entidades se comprometeram a fazer parte do plano. O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, elogiou a iniciativa. “Essa articulação é necessária. O foco, a articulação política e a objetividade da senadora Kátia são necessários para que o projeto aconteça”, avaliou. 

A senadora fez a apresentação dos dados macro e micro econômicos do Tocantins, mostrando a necessidade de criar fortalecimento dos municípios das regiões escolhidas para promover o desenvolvimento econômico e social de cada localidade. No levantamento feito por Kátia Abreu, as regiões do Bico do Papagaio, Pedro Afonso e Sudeste, o potencial para o desenvolvimento é alimentar as cadeias produtivas na agropecuária. Na região do Jalapão é o turismo e artesanato.  “Precisamos fortalecer a economia pra ter desenvolvimento nessas regiões e melhorar a vida da população de cada cidade abrangida pelo plano”, anunciou Kátia.

Kátia propõe a criação dos consórcios municipais para agilizar o atendimento das necessidades prioritárias das prefeituras como asfalto e outras obras. Para promover crescimento econômico, a senadora quer mobilizar a criação de cooperativas. 

Na reunião desta segunda-feira (6), que durou mais de quatro horas, a UFT apresentou estudos que vão compor o plano. As ações são baseadas em cinco eixos: Governança, Economia, Social, Infraestrutura e Inovação e Tecnologia.

A primeira reunião entre prefeitos, vereadores, líderes e empresários para anunciar o plano aconteceu, na última sexta-feira (3), em Pedro Afonso com 11 municípios vizinhos (Barra do Ouro, Bom Jesus do Tocantins, Campos Lindos, Centenário, Goiatins, Itacajá, Lizarda, Recursolândia, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama). “As cidades que vão sediar as reuniões do plano de desenvolvimento regional são as que têm o potencial de articulação e integração com os demais municípios”, explicou Kátia Abreu.

O Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios será levado pela senadora Kátia a cada uma das regiões.