Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (23), aconteceu no Senado da República, em Brasília/DF, a sessão especial em homenagem ao aniversário de 30 anos de Palmas/TO, comemorados no último dia 20. O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade (PHS), foi um dos convidados, compôs a mesa de honra e ainda representou o governador, Mauro Carlesse (PHS).

A sessão foi proposta e presidida pelo senador Eduardo Gomes (DEM). O primeiro a discursar foi Antonio Andrade, ele fez um breve balanço histórico da criação do estado, ressaltando a participação dos deputados estaduais constituintes na criação e instalação da capital do estado. 

Antonio Andrade também destacou a importância do trabalho realizado pelo Poder Legislativo Estadual na consolidação de Palmas durante esses 30 anos, com a destinação de recursos e aprovação de leis prioritárias para o seu desenvolvimento.

O ex-governador Siqueira Campos, deputado constituinte e autor da fusão de emendas que resultou na inclusão do Estado do Tocantins nas Disposições Transitórias da Constituição de 1988, e criador de Palmas, foi exaltado na ocasião pelo presidente da Assembleia Legislativa. 

Antônio Andrade afirmou que o ex-governador Siqueira Campos foi o grande timoneiro da criação e consolidação da capital do Estado do Tocantins. "Para isso, sempre contou com o apoio dos parlamentares estaduais, deputados federais e senadores, assim como dos integrantes dos demais poderes, empresários e população em geral, que ajudaram a transformar Palmas em uma das melhores cidades do mundo para se viver", encerrou o presidente, desejando um futuro cada vez mais brilhante para a última capital planejada do século XX.

A prefeita Cinthia Ribeiro discursou em seguida, logo após, vários deputados e senadores também prestaram suas homenagens a mais jovem capital do Tocantins.

Homenagem a Siqueira

O senador Eduardo Gomes iniciou sua fala homenageando o seu primeiro suplente, ex governador, Siqueira Campos, criador do Estado do Tocantins e de sua capital, Palmas, e o segundo suplente, Ogari Pacheco. Relembrou de sua ligação umbilical com Palmas, onde iniciou sua carreira política como vereador e presidente da Câmara Municipal, tendo assumido temporariamente a prefeitura.

Ressaltou a importância dos vereadores  na vida estado, a começar por Siqueira Campos, que saiu da Câmara Municipal de Colinas do Tocantins para se tornar deputado federal constituinte e criar o estado. E os vereadores constituintes de Taquaruçu do Porto, que aprovaram a  incorporação do recem criado município a Palmas. 

"Palmas continua sinalizando a união  das pessoas por melhor qualidade de vida. Palmas é a capital da tolerância, da convivência, da inclusão de todos segmentos sociais. Daqui a 30 anos não seremos os mesmos, mas teremos o mesmo sentimento de união em prol de nossa capital e do estado", disse Eduardo Gomes.

O senador encerrou seu pronunciamento homenageando todos os pioneiros de Palmas e citando um texto de seu pai, o poeta José Gomes Sobrinho: "Ontem pasto, hoje pó, amanhã Palmas".

Mesa de honra

A mesa de honra foi composta pelos senadores Eduardo Gomes (presidente) e Irajá Abreu; prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro; ex--prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz; ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade; Procurador Geral do Estado, José Omar de Almeida; e prefeito de Colinas do Tocantins, Adriano Rabelo.

Presenças

Além dos componentes da mesa de honra, prestigiaram a sessão solene o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; senadores de vários estados; o segundo suplente de Eduardo Gomes, Ogari Pacheco; os deputados federais tocantinenses Osires Damaso, Tiago Dimas, Professora Dorinha Seabra Rezende, Célio Moura e Eli Borges; o deputado federal pelo Paraná e ex ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Os deputados estaduais Cláudia Lélis (PV), Cleiton Cardoso (PTC), Issam Saado (PV), Léo Barbosa (SD), Olyntho Neto (PSDB), Vilmar de Oliveira (SD), Ricardo Ayres (PSB), Valderez Castelo Branco (PP); prefeitos; vereadores; e lideranças de diversos segmentos sociais também estiveram presentes na sessão.

Confira abaixo o pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins.