Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Rondinelli Ribeiro

Equilíbrio orçamentário, medidas para melhorar a prestação jurisdicional e parcerias reforçadas dominaram a pauta do encontro do presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito Maia Neto, com o procurador-geral de Justiça do Estado, José Omar de Almeida Júnior, na tarde desta quarta-feira (5/6), na sede do Ministério Público Estadual (MPE).

Dando sequência às visitas que vem realizando aos poderes constituídos e às instituições que compõem o sistema de Justiça, o presidente do TJ destacou as ações no sentido de investir na melhoria das condições de trabalho de magistrados e servidores das comarcas do interior. Uma delas, lembrou, é a obra da construção do novo fórum em Miracema, cuja ordem de serviço foi assinada no último dia 27 de maio. “Precisamos fazer o nosso dever de casa para adequarmos à realidade atual, que tem o avanço tecnológico como um caminho sem volta dentro do Judiciário”.

Ao lado da juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Gazire Rossi, do diretor-geral do TJTO, Jonas Demóstenes Ramos, da chefe de gabinete da Presidência, Glacielle Borges Torquato, e do diretor financeiro, Gizelson Monteiro de Moura, o desembargador ponderou também que é preciso equilibrar o orçamento do Poder Judiciário, com medidas de economia, entre elas a readequação da força de trabalho tanto em Palmas quanto no interior.

O aprimoramento profissional através dos cursos de mestrado e doutorado ministrados pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) foi outra pauta em comum debatida com o procurador-geral de Justiça, que estava acompanhado de Maria Cotinha Bezarra, subprocuradora-geral de Justiça, dos assessores especiais do MPE, Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira e Thais Cairo, além de sua chefe de gabinete, Cinthia Assis de Paula. “Temos pautas interdependentes e que precisam ser reforçadas e, para tanto, precisamos caminhar juntos”, afirmou José Omar de Almeida Junior.