Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Gravado na aldeia Krahô Pedra Branca, com atores indígenas, o filme ‘Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos’, de João Salaviza e Renée Nader Messora, será exibido em sessão especial para alunos do curso de Formação de Professores em Magistério Indígena. A sessão especial acontece nesta quarta-feira, 10, às 19 horas.

Participarão da sessão integrantes dos povos Karajá, Javaé, Xambioá, Apinajé, Krahô, Xerente e Krahô Kanela. ‘Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos’ foi gravado ao longo de nove meses na aldeia Pedra Branca, em Itacajá (TO). A produção, que teve estreia em 2019, já participou de mais 50 festivais internacionais e conquistou 11 prêmios, como o Prêmio Especial do Júri da mostra ‘Um Certain Regard’, no Festival de Cannes.

Para o gerente da Educação Indígena da Seduc, Waxiy Maluá Karajá, essa será uma oportunidade de unir as discussões em sala de aula, por meio do curso de magistério, com a temática cultural do filme. “Neste 30º encontro do magistério, teremos a colação de grau de uma turma com 21 professores, e os demais finalizam o curso em julho de 2021. A troca de conhecimento usando metodologias variadas oportuniza a ampliação do olhar pedagógico dos professores”, ressaltou.

Sinopse

Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Itacajá (TO). Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo.