Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

 

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo da Fonseca, indeferiu o pedido de liberdade do ex-governador Marcelo Miranda (MDB). Ele vai continuar preso na sala de Estado Maior do Comando da Polícia Militar em Palmas, onde já está desde o dia 26 de setembro.

A decisão do ministro foi proferida nessa terça-feira, 8, às 19h28. A publicação está prevista somente para amanhã, mas a decisão já está disponível para consulta no sistema eletrônico do STJ.

Esta é a terceira vez que um pedido de liberdade é negado a Miranda. A primeira foi na audiência de custódia na Justiça Federal no mesmo dia em que sua prisão preventiva foi decretada; posteriormente, a defesa ingressou com habeas corpus em segunda instância, mas o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Hilton Queiroz, negou o pedido.

O irmão de Marcelo Miranda, José Edmar Brito Miranda, também continua preso na Casa de Prisão Provisória de Palmas. O pai dos Miranda, José Edmar Brito Miranda, também foi preso no dia 26 de setembro mas foi liberado no dia seguinte após pagar fiança.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a família Miranda seria responsável por um elaborado esquema de lavagem de dinheiro que teria causado prejuízo de mais de R$ 300 milhões aos cofres públicos do Tocantins.

A defesa sustenta que o ex-governador e seu irmão não representam risco à sociedade e que os fatos apresentados nos autos do processo são antigos, e por isso poderiam ser liberados. O Conexão Tocantins tenta contato com a defesa da família nesta quarta-feira.