Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com a condenação, Otoniel Andrade terá seus direitos políticos suspensos por cinco anos

Com a condenação, Otoniel Andrade terá seus direitos políticos suspensos por cinco anos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Com a condenação, Otoniel Andrade terá seus direitos políticos suspensos por cinco anos Com a condenação, Otoniel Andrade terá seus direitos políticos suspensos por cinco anos

O ex-prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade Filho, e três pessoas beneficiadas pela prática de nepotismo durante sua gestão foram condenados em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).

A ação do MPTO relata que foram nomeados pela administração municipal Marcélio Bezerra Maya para o cargo de secretário de Habitação e Meio Ambiente; e seu filho, João Paulo Essado Maya, como coordenador na mesma secretaria.

O terceiro caso se refere à nomeação da sobrinha do prefeito, Patrícia Pereira Andrade Alencar, para cargo de diretora na Secretaria de Saúde.

Os réus terão os direitos políticos suspensos por cinco anos, ficarão impedidos de contratar com o poder público e de receber benefícios fiscais e de crédito pelo mesmo período, bem como terão que pagar multa equivalente a quatro vezes o valor da remuneração que recebiam.

A alegação do Ministério Público, reconhecida pela Justiça, é de que as nomeações contrariaram a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que veda a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente da autoridade nomeante e de servidor que já exerça cargo em comissão, cargo de confiança ou que possua função gratificada.

A Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa foi proposta pelo promotor de Justiça Vinícius de Oliveira e Silva. A sentença condenatória foi expedida pelo juiz Adriano Gomes de Melo Oliveira no dia 10 de setembro. Ainda cabe recurso da decisão.