Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os médicos credenciados pelo Plansaúde podem voltar a atender pelo plano de assistência dos servidores públicos do estado ainda esta semana, caso o governo faça o pagamento da referência do mês de junho no valor de R$ 1,150 milhão. A expectativa é de que o pagamento seja feito ainda nesta terça-feira, 29.

Nessa segunda-feira, 28, o Sindicato dos Médicos no Tocantins (SIMED-TO) convocou assembleia para decidir se os profissionais iriam acatar a proposta do governo de pagamento das referências em atraso. O atendimento está suspenso desde o último dia 22.

A proposta apresentada pela diretoria do Plansaúde prevê os pagamentos de maio e junho neste mês de outubro; os pagamentos de julho em novembro; agosto, outubro, setembro e novembro em janeiro de 2020; e dezembro em fevereiro de 2020.

Já o Sindicato dos Hospitais, e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Tocantins (Sindessto) decidiu suspender a paralisação de atendimento aos usuários do Plansaúde que estava marcada para iniciar-se no dia 22. A decisão foi tomada após o governo acatar os termos da contraproposta apresentada pelo Sindessto à diretoria do Plansaúde.

De acordo com a proposta do sindicato, o governo deverá pagar as faturas referentes aos meses de referência 3 e 5 (março e maio) deste ano até o 5º dia útil de novembro, e as faturas dos meses 4 e 6 (abril e junho) até o 5º dia útil de dezembro. O governo também comprometeu-se a parcelar em 10 vezes os pagamentos referentes aos meses de julho, agosto e setembro a partir de dezembro de 2019, pagando a partir desse mês uma fatura inteira e uma parcela da dívida, até a regularização da dívida.