Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

A partir do próximo dia 4 de novembro até o dia 8, o foco dos magistrados coordenadores dos Centros Judiciário de Solução de Conflitos (Cejuscs) das 41 comarcas do Estado e do Cejusc de 2º grau, no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), estará voltado para um objetivo: buscar conciliação e estabelecer acordos entre as partes nas audiências judiciais e pré-processuais que serão realizadas durante os cinco dias do evento.

Se nos processos judiciais, todas as partes já foram intimadas, nos pré-processuais, qualquer pessoa ainda pode agendar atendimento e participar da conciliação sem a necessidade de advogado ou de um defensor público, caso assim desejar.O agendamento poderá ser feito em qualquer um dos Cejusc localizados nos fóruns das comarcas.

Evento que faz parte do calendário oficial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional de Conciliação chega em 2019 a sua XIV edição com a expectativa de superar as 5.549 pessoas atendidas em 2018, dentro da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos. Além dos magistrados, o Judiciário tocantinense terá conciliadores/mediadores, servidores e estagiários participando do evento, que contará ainda com a presença de advogados e defensores públicos.

Enquanto o número de processos judiciais nas comarcas ainda está sendo fechado, no 2º grau já estão agendados 404 processos.