Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Brownie de Pequi Brownie de Pequi

O próximo fim de semana em Porto Nacional promete! É que vai começar, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o 1º Festival do Pequi e Buriti. Projeto inédito na cidade, idealizado pelo prefeito Joaquim Maia e pelo secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia. 

O intuito é fortalecer a cadeia de serviços e comércio do município, com foco na gastronomia, na produção de artesanatos e de produtos derivados do pequi e do buriti. Na ocasião, acontecerá a I Mostra de Cervejas Artesanais de Porto Nacional. Todo o evento será no Espaço Cultural Beira Rio.

O objetivo é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento turístico, inserindo Porto Nacional como destino e rota do turismo gastronômico do Estado do Tocantins, estimulando a formalização de pequenos negócios como empreendedores individuais e, ao mesmo tempo, fomentando a produção artesanal, criando condições para sua comercialização.

O fomento ao turismo local, especificamente, é outro destaque importante que vai colocar a cidade em evidência regional, estadual e nacional, além de capacitar os profissionais que atendem nos bares, restaurantes e hotéis da cidade para o Festival, evento integrante do Circuito Cultural-Turístico Portuense, bem como, capacitar os pequenos negócios de alimentação na categoria ambulante.

“Nosso primeiro Festival Gastronômico nominado de Festival do Pequi e Buriti será uma grande amostra da culinária tocantinense”, disse empolgado e satisfeito o secretário Arnaldo Bahia. Segundo ele, todos os pratos serão produzidos com os frutos pequi e buriti, e igualmente, os artesanatos. “São produtos típicos da vegetação do cerrado brasileiro, e que é de extrema importância evidenciá-los”, disse Bahia.

Junto com o Festival Gastronômico, o secretário informou que haverá a I Mostra de Cervejas Artesanais de Porto Nacional. São fábricas do estado do Tocantins - sete cervejarias artesanais estarão presentes no evento, com diversos tipos de chopes, ofertando seus produtos. Uma exposição diferente e atrativa.

Vinte e cinco estandes estarão disponíveis para visitação do público. A condição natural de cada participante no Festival Gastronômico é ter produtos originários do pequi e do buriti. Haverá também shows com artistas locais e regionais, um trabalho que está sendo feito para valorizar os músicos portuenses e tocantinenses.

“Queremos trazer a comunidade, turistas, visitantes, empreendedores e os amantes do pequi e buriti para degustar essa culinária riquíssima do cerrado. São pratos distintos, mas com a mesma essência”, disse Arnaldo Bahia, complementando: O prefeito Joaquim Maia é um entendedor e um grande apoiador de todas as iniciativas da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo. Sem sua força, certamente não avançaríamos tanto. Muito mais faremos”, frisou.