A prefeitura de Palmas informou que a Valor Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo na capital, retornou ao trabalho nessa terça-feira, 12, e que irá permanecer em atividade até a data do encerramento do contrato, o dia 26 de novembro.
Apesar da garantia de continuidade do serviço, em algumas quadras de Palmas o lixo estava acumulado em lixeiras e containers na noite dessa quinta-feira. Na quadra 406 Norte, por exemplo, próxima à Avenida Palmas Brasil Norte, inaugurada ontem pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), o lixo acumulado em frente às casas e prédios causava mau cheiro. Entretanto, a prefeitura volta a afirmar que, “apesar de paralisação da empresa contratada, não houve descontinuidade na coleta de lixo”.
Na última segunda-feira, 11, a Valor Ambiental, que presta o serviço desde 2014, paralisou as atividades e dispensou todos os colaboradores, alegando uma dívida de R$ 13,3 milhões por parte da prefeitura. Segundo a empresa, ela estaria há 110 dias sem receber. A prefeitura negou, e informou que os pagamentos vinham sendo feitos regularmente, sendo a última fatura paga do dia 1º de novembro.
Ainda na segunda-feira, a prefeitura realizou uma licitação emergencial para contratar uma nova empresa para fazer o serviço. A própria Valor Ambiental foi uma das 3 interessadas. A administração informou que a equipe técnica está fazendo análise da documentação para anunciar a vencedora.