Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Flávio Cavalera Tom Lyra (D) durante posse no Conselho Deliberativo do Sebrae Tom Lyra (D) durante posse no Conselho Deliberativo do Sebrae

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Tom Lyra, tomou posse, nesta terça-feira, 26, como conselheiro titular no Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE). A SICS é uma das quinze entidades representativas do segmento comercial e industrial que tem assento no Conselho.

Como conselheiro da instituição, Tom Lyra terá, entre outras atribuições, deliberar sobre políticas públicas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Tocantins e fiscalizar a execução de ações, projetos, programas e convênios. O secretário da SICS fica no cargo até 25 de novembro de 2023.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Rogério Ramos, um profissional como Tom Lyra integrando o Conselho é uma grande oportunidade para fortalecer o diálogo com o Governo do Estado. “Tendo em vista que o secretário tem muitas habilidades e competências na área do desenvolvimento econômico e das micro e pequenas empresas, sendo esses temas centrais nas discussões do Sebrae”, disse.

“Tom Lyra é muito bem recebido neste Conselho e tenho a certeza que aqui se consolidarão grandes ações no âmbito do Sebrae e da Secretaria da Indústria e Comércio”, completou.

O secretário agradeceu a boa receptividade dos integrantes do Conselho e reiterou a importância para o Governo do Estado ter um acento no órgão, que agrega todas as instituições ligadas diretamente ao sistema produtivo.

“Para nós do Governo é muito importante estarmos abertos ao diálogo, aproveitando a expertise dessas entidades, para que juntos possamos fazer um governo desenvolvimentista e municipalista, que é o que preconiza o governador Mauro Carlesse”, afirmou.

CDE/Sebrae

Atualmente, fazem parte do Conselho Deliberativo do Sebrae as seguintes entidades:  Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Federação do Comércio do Estado do Tocantins (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Fampec), Secretaria da Indústria, do Comércio e Serviços do Estado do Tocantins (SICS),  Sebrae Nacional, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).