Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dezembro é o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para falar sobre o câncer de pele e para isso ele recebe a cor Laranja para chamar a atenção. A principal causa da doença é a exposição excessiva e sem proteção aos raios solares, por isso os cuidados para proteção da pele são os principais caminho para a prevenção.

Existem diferentes tipos de câncer de pele e que podem se manifestar de formas distintas. O mais comum é o não-melanoma, que tem mais 90% de chances de cura se diagnosticado e tratado precocemente. Já o tipo melanoma é o menos incidente, entretanto é o mais agressivo, com maiores chances de disseminação para outros órgãos.

Em 2018, a estimativa de casos no Tocantins foi de 580 entre homens e mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda de acordo com o instituto, 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele.

O médico oncologista da Acreditar Tocantins, Dr. Macilon Irene, destaca as medidas para a prevenir a doença.

“O uso do protetor tem que ser diário, em dias de sol ou nublado. O fator tem que ser alto, acima de 30 e a aplicação no dia a dia e na praia, por exemplo, é diferente. Depois que você entra em contato com a água, a camada de filtro solar precisa ser renovada. Mesmo que não entre na água, é preciso repassar o protetor a cada duas horas para proteção contra os raios solares de forma que eficaz”, afirma.

Outra recomendação importante é usar roupas com proteção UV, chapéus e bonés em situações de exposição prolongada ao sol, como é caso das praias. O câncer de pele é um dos poucos tipos cuja causa é toda externa, ou seja, não tem origem genética. Em virtude disso, todos nós corremos o risco de desenvolver a doença caso não previnam.

“O câncer de pele tem sintomas aparentes, como sinais e manchas. O mais importante é ficar atento para essas ‘pintas’ diferentes que podem surgir e buscar a ajuda de um especialistas”, pontua Macilon.

Existem recomendações de alerta da sociedade brasileira de dermatologia em caso de manchas suspeitas, caso se tenha uma mancha na pele com as seguintes características deve-se procurar um profissional médico: assimetria, bordas irregulares, cor - variedade na coloração, tamanho maior que 6 mm, mudanças em tamanho, forma, cor, sangramento ou novos  sintomas.

Mais dicas

Evite a exposição ao sol nos horários entre as 10 e 16 horas

Use protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 30

Reaplique o protetor a cada 2h – até mesmo aqueles que são “à prova d’água”

Aplique o protetor solar cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol

Mesmo debaixo de barracas, tendas ou guardas-sol, esteja protegido, porque a areia e a água refletem os raios solares

Hidrate-se de dentro para fora: beba muita água e sucos sem açúcar.