Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Secretário Tom Lyra conversa com gestores municipais, em videoconferência, do seu gabinete

Secretário Tom Lyra conversa com gestores municipais, em videoconferência, do seu gabinete Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Secretário Tom Lyra conversa com gestores municipais, em videoconferência, do seu gabinete Secretário Tom Lyra conversa com gestores municipais, em videoconferência, do seu gabinete

Em videoconferência realizada com os secretários municipais da área de desenvolvimento econômico das regiões econômicas do Bico do Papagaio, Norte e Médio Norte, nesta sexta-feira, 24, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recomendou, de acordo com decreto do governador, a abertura do comércio local, adotando as recomendações das organizações de Saúde, para evitar um colapso financeiro no Estado.

Conduzida pelo próprio gestor, a videoconferência foi intermediada pelo superintendente Márcio Ferreira, acompanhada pela diretora da Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro e técnicos da pasta.

A recomendação de abertura do comércio foi dada pelo secretário baseada em sondagens realizadas pelo departamento de Inteligência de Mercado da pasta, junto às empresas do Estado. O levantamento apontou que 51% destas empresas não tem mais condições de suportar com as portas fechadas. “A maioria destas empresas, 64%, tem até 20 funcionários e são responsáveis por movimentar a economia do Estado”, lamentou Tom Lyra.

O levantamento demostrou ainda, segundo o secretário, que 73% dos entrevistados nos municípios, sobretudo, empresários e comerciantes, estão totalmente insatisfeitos com esta situação.  

“Então baseado no último Decreto do governador Mauro Carlesse que recomendou a abertura gradual do comércio, eu, como secretário estadual, peço que indiquem aos seus prefeitos a flexibilização das medidas de isolamento, tendo em vista, que em muitos municípios, ainda não há nenhum caso de Covid-19 registrado”, pontuou Lyra.

Medidas

O secretário discorreu ainda sobre as medidas adotadas no âmbito do Governo Federal e estadual que visam reduzir os impactos causados pela pandemia como as linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Tocantins, através da Agência de Fomento destinadas às micro e pequenas empresas que contemplam também o ramo do turismo, através do  Fungetur.

Lyra destacou ainda a linha de crédito especial com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO) que está disponibilizando R$ 2 bilhões de reais às empresas, com taxas de juros de 2.5% ao ano. Além do Auxílio Emergencial que está sendo pago pelo Governo Federal.

Tom Lyra frisou a importância destas informações chegarem até a ponta, destacando preocupação com o percentual de 34% dos tocantinenses sem acesso à Internet. Além disso, 29% da população adulta do Tocantins não tem conta em Banco.

“Nós precisamos identificar onde estas pessoas estão. É preciso criar um canal para que estas informações cheguem até esta camada da população, e cada gestor municipal tem um papel importantíssimo neste sentido para fazer as informações chegarem até o setor produtivo e a esta camada da população”, disse.

Participação

A videoconferência contou com a participação de 66 cidades, representando três regiões do Estado (Bico do Papagaio, Norte e Médio Norte). Além de trocar informações com o secretário, os gestores apresentaram o impacto da pandemia em seus municípios. “Neste momento que a nossa economia está em queda livre a junção destes poderes é importantíssima para nos ajudar a enfrentar esta situação tão crítica”, disse o secretário de Administração de Esperantina, Adolfo Bispo.

Ao final, o secretário agradeceu a participação e se colocou à disposição dos municípios, para criar soluções visando a retomada da atividade econômica do estado do Tocantins. “Esta é a recomendação do governador Mauro Carlesse para que nós, da Indústria e Comércio, possamos estar juntos com vocês, neste momento desafiador. Nós queremos ser o apoio dos municípios para que o estado não pare e retome logo toda a atividade econômica”, finalizou.