Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joelma Cristina

Foto: Joelma Cristina

Diante do cenário atual de aumento crescente dos números de casos da Covid-19 no Tocantins, causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), deputado Antonio Andrade (PTB), alerta a população e pede, para quem puder, manter o isolamento social.

“Desde o início da pandemia tenho acompanhado os números e ouvido especialistas, entre eles o secretário de saúde do Estado, Luiz Edgar Leão Tolini, e tudo indica que chegamos a um momento crítico, a cada três dias registramos 1000 (mil) óbitos no Brasil, estamos com alto índice de transmissão. Por isso, esta e a próxima semana são cruciais para contermos o avanço do vírus, evitem sair de casa e se protejam”, explica.

Emendas Parlamentares

Segundo o presidente os parlamentares têm buscado alternativas para os problemas gerados pela pandemia, apoiando o Governo do Estado nas ações de combate e sugerindo estratégias. “Nós deputados temos destinado emendas para saúde e para aquisição de diversos insumos, como máscaras, testes e cestas básicas, pessoalmente destinei R$ 1 milhão”, destaca Andrade.

Ele ainda reforça que está estudando formas de continuar a realizar os trabalhos sem colocar em risco os servidores, parlamentares e a população que procura a Casa. Apesar de a visitação pública estar suspensa, os canais de comunicação como e-mail e telefone estão ativos e as demandas sendo tratadas. As sessões são realizadas de forma mista (presencial e virtual). O presidente tem orientado os deputados a participarem de forma virtual, on-line.

Para Antônio Andrade, a Casa de Leis tem buscado exercer com segurança seu papel de legislar e fiscalizar as atitudes do Estado e dos municípios, prova disso é o critério adotado para reconhecer os decretos de calamidade pública, cobrando medidas de combate e um planejamento mínimo. “E é assim com cada um fazendo sua parte e nos apoiando que iremos superar este vírus”.

Por fim ressalta, “o momento é difícil e requer a colaboração de todos, por isso evite sair de casa, use equipamentos de proteção, como máscaras, faça a higienização das mãos com água e sabão preferencialmente, ou uso do álcool em gel, e pratique a etiqueta social ao espirar ou tossir”.