O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme reuniu-se a longo desta semana com os secretários municipais de Meio Ambiente de todas as regiões do estado do Tocantins, ao todo, participaram 55 secretários municipais da reunião por meio de videoconferência ou telefônica.
O objetivo da reunião foi conhecer as demandas e compartilhar ações em prol do meio ambiente durante a pandemia. Segundo o secretário, essa ação visa aproximar o Governo do Tocantins dos municípios. “Estabelecer esse diálogo com os municípios sempre foi uma preocupação do Estado, mas durante a pandemia, ela se torna de extrema importância para sabermos quais as reais necessidade de quem está na ponta nesta crise que estamos vivendo. Os órgãos ambientais já iniciaram as suas ações de combate ao fogo e queremos fortalecer as ações dos municípios”, acrescentou.
Um dos principais pontos colocados na reunião é a limitação na execução das atividades ambientais, já que boa parte delas são colaborativas, além da deficiência orçamentária, já que boa parte dos recursos estão sendo destinados para ações contra o Covid-19. Todavia, os municípios tem tentado manter alguns projetos como plantio de árvores e a coleta seletiva, seguindo todas as recomendações de saúde das instituições responsáveis.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Paulo Roberto Ferreira da Mata, destacou a importância da reunião e ressalta as dificuldades do momento e afirma que estão somando forças junto à saúde para o enfrentamento da pandemia. “Estamos ajudando mais a saúde que faz parte do meio ambiente e que nesse momento tem que ficar forte. Mas é muito difícil não poder realizar as ações que são muito importantes para nosso município sobre a conscientização do nosso meio ambiente, principalmente por que temos um Parque Estadual (Parque Estadual do Cantão) em nossa cidade. A ação de educação ambiental nas escolas, nas comunidades ribeirinhas e em geral sobre queimadas estão sendo feitas pelas redes sociais, mas não atinge todo o público alvo. E diga-se de passagem que aqui é uma região muito propícia para o fogo”, externou.
Durante a reunião foram abordadas também as seguintes pautas: praias, combate ao fogo, ICMS Ecológico e uma ação conjunta com os municípios para a 25ª Semana do Meio Ambiente. A bióloga e coordenadora da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo de Babaçulândia, Adryelly Valadares ressalta a importância da reunião. “Foi de suma importância, pois desta forma, o Estado por meio do Secretário Renato Jayme viu de perto a realidade de cada município com relação a pandemia. Viu a dificuldade encontrada em realizar ações, e até mesmo para poder pontuar no ICMS Ecológico, pois as ações feitas tem participação de produtores rurais e escolas, e consequente geram aglomerações. Dito isso, o momento agora é de se precaver e reinventar, tentar trabalhar utilizando o mínimo de pessoas possíveis, utilizar ainda mais as redes sociais, como foi proposto pelo Secretário do Estado”.
Semana do Meio Ambiente
Com os novos formatos de realizar as atividades, o secretário Renato Jayme propôs uma ação conjunta com todos os municípios de plantar uma árvore para simbolizar o compromisso do Estado e dos municípios para a preservação da vida e dos recursos naturais. A ação prevê o plantio de ao menos uma muda nativa do Tocantins, simultaneamente, em todos os municípios no dia 04 de junho. Embora, o dia do Meio Ambiente seja comemorado no dia 05 de junho, por causa das programações que já estavam previstas nos municípios anteriormente, todos chegaram ao consenso de realizar um dia anterior a data comemorativa.
Os municípios estão sendo orientados a realizar o plantio e fazer vídeos curtos de até 15 segundos e publicar em suas redes sociais com hasteg #ÁrvoredaVida, para estimular a população a plantar sua árvore sem aglomerações. Todos os registros serão compilados posteriormente e será produzido um vídeo sobre a ação. A coordenadora Adryelly destacou que ação pode ser um símbolo de esperança. “Fazer vídeos curtos no dia do Meio Ambiente plantando árvores, pode mostrar para a população que ainda existe esperança e que logo tudo isso irá passar. Acredito que neste momento o quanto mais próximo o Estado estiver dos municípios melhor, além disso, acredito que a interação e a troca de ideias entre os municípios é muito válida”.
A secretária do Turismo e Meio Ambiente de Almas, Raquel Pereira de Macedo parabeniza a iniciativa do Estado, destacando que a reunião foi muito produtiva. “A ação do secretário de reunir todos nós foi ímpar, além de compartilhar as ações de cada município, falamos também sobre as praias e queimadas que precisam de mais ênfase e atenção nesse ano. Sobre as queimadas precisamos de açõe mais lúdicas, por meio das redes sociais e da rádio. Discutimos juntos estratégias importantes para todo o Estado por meio da videoconferência e isso nunca foi feito antes neste formato, a expectativa é que esse trabalho continue junto a Semarh e que ações de políticas públicas sejam desenvolvidos para todos, e que tenhamos mais reuniões como essa para avançar em nossas políticas ambientais”.