Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva O Memorial Coluna Prestes é uma obra arquitetônica assinada por Oscar Niemeyer O Memorial Coluna Prestes é uma obra arquitetônica assinada por Oscar Niemeyer
  • O Palacinho foi o primeiro edifício construído na Capital

O Estado do Tocantins participa da programação da 18ª Semana Nacional de Museus, em comemoração ao Dia Internacional, 18 de maio. Neste ano, o evento que envolve instituições de todos os estados tem como tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo, esta edição ocorre em novo formato, sem eventos presenciais, em função das recomendações de afastamento social para controle a Covid-19, orientadas pelo Conselho Internacional de Museus (Icom – International Council of Museums). O Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e o Memorial Coluna Prestes teriam atividades presenciais, que foram canceladas.

Responsável pela administração e salvaguarda museal do Palacinho e do Memorial, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Superintendência de Cultura, realiza nesta terça, 19, às 14 horas (@descubraotocantins e @museupalacinhoto), videoconferência com abertura do presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra. Gestores municipais e profissionais de diversas áreas da cultura discutirão suas ações de acessibilidade e inclusão nos espaços dos museus, centros culturais e bibliotecas.

Estão previstas intervenções de Cejane Pacini Leal Muniz, superintendente substituta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Geovana Lima, promotora cultural em Literatura Sesc Tocantins, Alessandra Batista Santarém Evangelista, coordenadora da Biblioteca do campus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Valdirene Gomes dos Santos de Jesus, coordenadora interina do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da UFT, campus de Arraias, e coordenadora do Projeto Gestão e Usos do Museu Histórico e Cultural de Arraias: Memórias e Identidades. 

Direcionada a estudantes, pesquisadores e gestores culturais, a videoconferência é apontada pelo presidente da Adetuc como oportunidade de ampliar as discussões em torno do patrimônio histórico e cultural tocantinense. “Como tem ocorrido em todos os encontros virtuais que estamos promovendo, acredito que teremos muitas sugestões dos participantes, que serão apresentadas ao governador Mauro Carlesse”, pontua Tom Lyra.

Museus

Em 2019, o Museu Histórico de Palmas passou por reforma física e alterações em seu plano museal, por meio de iniciativa do grupo Amigos do Palacinho, em parceria com o Governo do Estado. Foi o primeiro edifício construído na capital e a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins. Feito em madeira de jatobá, encontra-se na região Norte da cidade, próximo à TO-050.

Já o Memorial Coluna Prestes, obra do arquiteto Oscar Niemeyer que presta homenagem à Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930 fica localizado na Praça dos Girassois.

Além deles, o Estado possui outros 24 equipamentos museais distribuídos pelos municípios.