Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Praia de Mirassol

Praia de Mirassol Foto: Prefeitura de Miracema do Tocantins

Foto: Prefeitura de Miracema do Tocantins Praia de Mirassol Praia de Mirassol

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) identificou que cerca de 40 municípios não promoverão temporadas de praia e carnavais fora de época em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Por serem atividades que propiciam a aglomeração de pessoas, esses atrativos turísticos são comumente realizados entre os meses de junho e julho, justamente o período em que as autoridades sanitárias do Tocantins presumem ser o possível pico da doença no Estado.

A grande maioria dos gestores que administram municípios com temporadas e carnavais fora de época estão preocupados com a pandemia e os riscos que uma possível realização dessas atividades pode ocasionar à saúde pública. “Os prefeitos e as prefeitas sentem que o momento não é propício nem recomendado para realizarem praias e festas populares, até porque os poucos recursos que dispõem os Municípios estão sendo remanejados para o enfrentamento da pandemia”, disse o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Canceladas

O próprio município de Pedro Afonso não realizará a tradicional Praia Sono, como é conhecida a temporada. Ainda na região Centro-Norte, o município de Itacajá cancelou suas atrações praianas, dentre elas o Rally das Águas. Somam-se as temporadas canceladas a Praia do Escapole, em Araguanã, a Praia da Gaivota, em Araguacema, a Praia da Ilha, em Caseara, e a Praia da Tartaruga, em Peixe. Veja a relação de Municípios que cancelaram suas temporadas na lista abaixo.

Tempo e dinheiro

Os prefeitos alegam falta de tempo e recursos ocasionados pela pandemia. “Temporadas de praias exigem tempo para a organização e já deveríamos estar em preparação, retirando licenciamento e captando recursos. A grande maioria dessas temporadas é custeada por emendas, nas quais sabemos que estão sendo remanejadas para a saúde do Estado e dos Municípios, destinadas ao enfrentamento da pandemia”, disse o prefeito de Peixe, Zé Augusto.

O Tocantins possui cerca de 70 Municípios aptos a realizarem temporada de praia. A maioria possui praias na categoria temporária, e uma minoria possui praias na categoria permanente. “Apesar de termos identificado cerca de 40 Municípios, nossa previsão é que todos não terão condições de promoverem temporadas de praias diante da pandemia no novo coronavírus”, disse o presidente da ATM.

Carnavais fora de época

Ainda no mês de julho são realizados os tradicionais carnavais fora de época no Tocantins. A grande maioria já foi oficialmente cancelada, dentre eles o Miracaxi e Carnaxam, realizados em Miracema e Xambioá, respectivamente. A ATM acredita que possivelmente também serão cancelados o CarnaToca e o NazaFoilia, em Tocantínia e Nazaré do Tocantins, respectivamente.

Municípios identificados:

1.    Aliança;

2.    Aragominas;

3.    Araguacema;

4.    Araguanã;

5.    Araguatins;

6.    Arapoema;

7.    Brejinho de Nazaré;

8.    Caseara;

9.    Goiatins;

10. Itacajá;

11. Itaguatins;

12. Juarina;

13. Lagoa da Confusão;

14. Lajeado;

15. Marianópolis;

16. Maurilândia;

17. Miracema;

18. Palmeirante;

19. Palmeiras;

20. Paranã;

21. Pedro Afonso;

22. Peixe;

23. Ponte Alta do Bom Jesus;

24. Ponte Alta do Tocantins;

25. Rio dos Bois;

26. Rio Sono;

27. Sampaio;

28. Sandolândia;

29. Santa Rosa;

30. Santa Tereza;

31. São Félix;

32. São Miguel;

33. São Salvador;

34. São Sebastião;

35. São Valério;

36. Talismã;

37. Tupirãma;

38. Tupiratins;

39. Xambioá.