Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Reunião da Comissão de Organização do CPC

Reunião da Comissão de Organização do CPC Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Reunião da Comissão de Organização do CPC Reunião da Comissão de Organização do CPC

Em cumprimento ao cronograma de execução do processo eleitoral que resultará na reativação do Conselho de Política Cultural do Estado (CPC), a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) publica no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 17, a lista preliminar dos eleitores e candidatos aptos e inaptos ao certame.

No total, 300 cadastros foram validados, com 39 candidatos às câmaras setoriais, sendo 12 destes considerados inaptos. Entre os eleitores, 33 estão inaptos, na maioria dos casos devido a divergência na declaração da área de atuação. Recursos solicitando correção, com apresentação de documentos serão aceitos entre os dias 20 e 21 de julho, exclusivamente pelo e-mail comissao@cultura.to.gov.br. A equipe da Superintendência de Cultura está disponível para orientações por meio do Whatsapp (63) 99294-4921.

Em reunião, a Comissão de Organização, Acompanhamento e Avaliação do processo eleitoral do CPC, formado por cinco servidores da Adetuc e dois representantes da sociedade civil - o diretor e ator Nival Correia e o produtor cultural Rafael Miranda -, orientada pelo assessor jurídico da Pasta, Paulo Leniman, decidiu pela formulação de um modelo de recurso simplificado. “Nossa intenção é garantir a maior participação possível da classe na eleição”, explicou a vice-presidente da Agência e da Comissão, Mounira Hawat.

A eleição para o Conselho de Política Cultural do Estado (CPC) vai definir 28 membros, sendo 14 titulares e 14 suplentes da Sociedade Civil, para os segmentos de Artes Visuais; Artesanato; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Audiovisual; Música, Teatro e Circo; Dança; Cultura Popular; Cultura Tradicional; Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas; Povos Indígenas; Arquitetura e Urbanismo; Literatura, Livro e Leitura.

“Depois de anos inativo, o Conselho de Política Cultural será reativado por determinação do governador Mauro Carlesse e graças ao esforço conjunto da classe artística e equipe da Superintendência de Cultura”, pontuou o presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, enfatizando a boa participação durante o processo de cadastramento.