Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Propostas e currículo dos candidatos podem ser conferidos no site de votação

Propostas e currículo dos candidatos podem ser conferidos no site de votação Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Propostas e currículo dos candidatos podem ser conferidos no site de votação Propostas e currículo dos candidatos podem ser conferidos no site de votação

Os eleitores que se cadastraram para participar do processo de escolha dos membros do Conselho de Política Cultural (CPC-TO) têm até às 23h59 dessa quarta-feira, 29, para votar nos candidatos às câmaras setoriais. Todo o processo eleitoral está ocorrendo virtualmente, desde o início das inscrições.

A superintendente de Cultura, Lorena Ribeira, explica que a plataforma desenvolvida pelo setor de informática da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) é simples e segura, pelo endereço eletrônico eleicao.cultura.to.gov.br. Os artistas cadastrados entram com seu login e depois acessam o link “votação”, que apresenta os candidatos por segmento. As propostas e currículos dos candidatos são acessíveis à comunidade em geral.

Conforme o cronograma, a divulgação do resultado preliminar ocorrerá nessa sexta-feira, 31, com prazo para recursos aberto nos dias 3 e 4 de agosto. O resultado final está previsto para 12 de agosto.

Os eleitos atuarão até 2022, como representantes dos segmentos de Artes Visuais; Artesanato; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Audiovisual; Música, Teatro e Circo; Dança; Cultura Popular; Cultura Tradicional; Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas; Povos Indígenas; Arquitetura e Urbanismo; Literatura, Livro e Leitura.

“Com a reativação do Conselho de Política Cultural do Estado estamos cumprindo um dos compromissos do governador Mauro Carlesse, de dar voz aos nossos artistas no processo de elaboração de políticas públicas culturais”, pontuou o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Adetuc, Tom Lyra.

Cronograma - processo eleitoral

Ação

Data

Cadastramento eletrônico para os eleitores e candidatos.

22 de junho a 13 de julho

Divulgação do resultado preliminar dos eleitores e candidatos aptos e inaptos.

17 de julho

Prazo para impugnação do resultado preliminar dos eleitores e candidatos aptos e inaptos.

20 e 21 de julho

Divulgação do resultado das impugnações e da relação final com o nome dos eleitores e candidatos aptos e inaptos.

24 de julho

Período para votação.

27 e 29 de julho

Divulgação do resultado preliminar dos candidatos eleitos.

31 de julho

Prazo para impugnação do resultado preliminar dos candidatos eleitos.

3 e 4 de agosto

Divulgação do resultado das impugnações.

7 de agosto

Divulgação do resultado final da eleição.

12 de agosto

Nomeação e Posse dos Conselheiros.

28 de agosto