Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Paraíso do Tocantins tem localização geográfica privilegiada e está a 60 km da capital Palmas

Paraíso do Tocantins tem localização geográfica privilegiada e está a 60 km da capital Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Paraíso do Tocantins tem localização geográfica privilegiada e está a 60 km da capital Palmas Paraíso do Tocantins tem localização geográfica privilegiada e está a 60 km da capital Palmas

Em Paraíso do Tocantins, cidade localizada na região central do Estado e à 60 km da capital Palmas, 5 pré-candidatos pretendem concorrer à prefeitura até o momento, entre eles, o vice-prefeito Celso Morais (MDB), que deve enfrentar nomes como o vereador Ataídes Rodrigues (PSD), a vereadora Vanessa Alencar (DEM), Luiz Antônio, representando o PT e Egnaldo Damaso (PSC), todos em pré-campanha pela cadeira do Executivo Municipal. 

O vice-prefeito Celso Morais, que é contador e há anos também exerce a função de empresário, é uma indicação do próprio prefeito, Moisés Avelino (MDB). Ao que tudo indica, Celso poderá ter como companheira de chapa a agropecuarista Raquel Ogawa e ainda a participação na composição de partidos como Pros, Solidariedade e PL. 

Segundo Morais, sua principal proposta é a geração de renda e emprego, dando continuidade ao trabalho exercido por Moisés Avelino, que já está em seu segundo mandato. “Vamos respeitar o legado que será deixado pelo nosso prefeito, mas pensando sempre em um futuro melhor para a cidade”, afirmou.

O vice-prefeito ainda afirma que, caso eleito, dará continuidade às obras estruturantes que estão em desenvolvimento em Paraíso. “Também pretendemos aproveitar a logística do município, que é cortada pela BR-153 e próxima à multimodal Norte-Sul. Além desse campo, focaremos na Educação, através do apoio às universidades recém-chegadas na cidade, como por exemplo, a Unirg e Unitins”, garante o pré-candidato que diz também estar com a chapa inteiramente formada.

Já o vereador, Ataídes Rodrigues, que assumiu a presidência do PSD em Paraíso no mês de abril deste ano, também se comprometeu a apresentar seu nome como pré-candidato a prefeito, com o apoio do presidente estadual da sigla, o deputado federal Irajá Abreu. “Sou vereador pelo PSD, e tenho a confiança no senador Irajá que está apoiando nossa (pré) candidatura. Estamos alinhados com vários segmentos da sociedade, inclusive outros grupos políticos para a formação de uma candidatura competitiva que possa representar a vontade popular pela verdadeira mudança na política de Paraíso. Tenho certeza que eu represento esta mudança, e por isso continuamos firmes trabalhando nossa pré-candidatura”, aposta.

O pré-candidato Egnaldo Damaso, empresário do setor atacadista, é filho do deputado federal Osires Damaso (PSC), parlamentar que construiu a base política na cidade, e afirma que investiu na pré-candidatura devido a algumas bandeiras que sente a necessidade de levantar durante o pleito. “Enquanto empresário, gero em torno de 300 empregos diretos em Paraíso e nesse ramo também pude ver inúmeras pessoas reclamando da saúde pública. Então pretendo defender a geração de emprego melhorias na saúde do nosso município”.

O empresário também ressalta a necessidade de se investir em industrialização na cidade, já que Paraíso tem uma localização estratégica devido à BR-153. “Além disso, também devemos ouvir a população mais carente e realizar programas sociais voltadas para esse público, trabalhar em cima dessa necessidade”, diz.

Apesar das ideias apresentadas, Damaso diz que os candidatos da oposição pensam em formar uma chapa única para concorrer com Celso. “Estamos tentando entrar em um consenso para disputar a eleição com a atual situação, mediante apoio do meu pai, Osíres Damaso, e também outros políticos que já manifestaram apoio. Temos uma discussão entre os cinco candidatos para definir apenas um nome para disputar com a atual gestão”, enfatiza.

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Paraíso do Tocantins definiu o nome de Luís Antônio Faria como pré-candidato à Prefeitura da cidade. A decisão ocorreu ainda durante Encontro de Estratégia e Tática Eleitoral, realizado no mês passado com os membros do Diretório Municipal por meio de videoconferência. Agora a sigla segue conversando com as forças progressistas da cidade para compor uma chapa com viés democrático e que atenda as demandas dos menos favorecidos, como define o pré-candidato.

“Nós vamos fazer uma oposição programática ao atual governo e vamos construir um programa de governo que agregue as forças progressistas de Paraíso, para a consolidação de uma pré-candidatura que seja a alternativa democrática, anti-bolsonarista, pela defesa social e liberdade, uma proposta de governo que atenda aos menos favorecidos, pois hoje Paraíso não olha para essas pessoas”, completa.

Já a vereadora Vanessa Alencar (DEM) tem o apoio da presidente nacional do Mulher Democratas, a deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (DEM). Vanessa desempenha seu segundo mandato e traz no histórico a experiência à Frente da Junta Comercial do Estado, bem como a atuação como presidente da Câmara Municipal, em 2013. Atualmente, ela é a presidente local do DEM em Paraíso.

Se confirmada, a pré-candidatura de Vanessa adere a campanha do Democratas pela ampliação da presença feminina nas Câmaras Municipais e Prefeituras. O site Conexão Tocantins não conseguiu entrevista da vereadora Vanessa sobre o assunto.