Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Kits garantirão a continuidade das testagens realizadas pelo Lacen Kits garantirão a continuidade das testagens realizadas pelo Lacen

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), recebeu nesta sexta-feira 28, a doação de 2 mil testes de extração do município de Santa Fé do Araguaia. O material é de suma importância para a realização dos testes de RT-PCR, que detectam a contaminação pelo novo coronavírus.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, estava presente na entrega e comemorou a doação dos kits. "Gostaria de enaltecer a atitude do município em pensar no coletivo numa situação de pandemia igual estamos vivendo, buscando a integralidade dos serviços e a corresponsabilidade em todas as esferas da gestão SUS (Sistema Único de Saúde)”, destacou.

A diretora do Lacen-TO, Jucimaria Dantas, explicou a importância dos testes. "Os testes de extração do gene do vírus SARS-COV2, são reagentes imprescindíveis para a realização dos testes de RT-PCR”, pontuou.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Santa Fé do Araguaia, Danilo Uglês Soares Ferreira, mesmo sendo um município pequeno, com dificuldade financeira, com um pouco de esforço é possível sim ajudar a saúde pública que é única. "Devido às dificuldades do Lacen em conseguir os kits de extração, vimos a necessidade de ajudar para que o laboratório continuasse o trabalho de excelência que vem fazendo, já que todos nós somos responsáveis pela saúde pública, pois servimos a uma comunidade, uma população, por isso existe o SUS, "ressaltou.