Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Tom Lyra recebeu o prefeito de Pugmil, Dircineu Francisco e o vice, Ângelo Mário

Tom Lyra recebeu o prefeito de Pugmil, Dircineu Francisco e o vice, Ângelo Mário Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Tom Lyra recebeu o prefeito de Pugmil, Dircineu Francisco e o vice, Ângelo Mário Tom Lyra recebeu o prefeito de Pugmil, Dircineu Francisco e o vice, Ângelo Mário

Localizado na Região Econômica do Vale do Araguaia, distante apenas 103 km de Palmas e com cerca de 2.700 habitantes, o município de Pugmil pode ser uma boa opção para empresários interessados em implantar suas indústrias no Estado do Tocantins. Acreditando nisso, o prefeito Dircineu Francisco Bolina e o vice-prefeito Angelo Mário Pereira estiveram nesta sexta-feira, 11, na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em busca de apoio para a implantação de um distrito industrial.

Os gestores municipais foram recebidos pelo secretário da Sics e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, que elogiou a iniciativa e colocou a equipe da Indústria e Comércio a disposição. “É muito importante para o município estruturar seu distrito, facilitando a captação de investidores”, disse, lembrando que a preocupação do prefeito com a geração de emprego e renda para sua comunidade e municípios vizinhos é a mesma do governador Mauro Carlesse.

“Pugmil pode ser uma opção para a instalação de novas indústrias, por sua logística, proximidade com Palmas e Paraíso e mão de obra disponível na cidade e municípios vizinhos, como Nova Rosalândia”, defendeu o prefeito Dircineu Francisco, enquanto Ângelo Mário lembrou que já existe uma área para a instalação de indústrias, mas falta sua estruturação.

Durante a reunião, Tom Lyra antecipou algumas orientações e enfatizou a importância de um planejamento a médio prazo, com definição de um modelo de distrito que atenda a demanda do município e do segmento industrial a ser  atraído. Também designou à diretora da Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro, diretora de Atração de Investimento, Elaine de Assis e ao gerente de Prospecção de Novos Negócios e Investimentos, Carlos Carneiro, que deem todo suporte neste item, para que seja possível ao município a elaboração de um projeto visando a concessão de recursos para infraestrutura, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE).

Os técnicos sugeriram aos gestores uma visita a outros distritos industriais do Estado, como o localizado em Gurupi. Também ficou programada uma visita da equipe da Sics ao município.