Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Emerson Silva O lago de Palmas será a primeira parada do famtur O lago de Palmas será a primeira parada do famtur

Com o objetivo de vivenciar, avaliar, promover e apoiar a melhoria da operacionalização da pesca esportiva, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) realiza na próxima semana um Famtour (viagem de familiarização) com representantes de operadoras e programas especializados no segmento, dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Esta é mais uma etapa do “Plano Operacional da Pesca Esportiva do Estado do Tocantins”.

A programação terá início na segunda, 28, em Palmas, passando por Lajeado, Peixe e São Salvador, até 2 de outubro. Neste período, os participantes vão vivenciar roteiros de pesca esportiva formatados durante o projeto e terão a oportunidade de avaliar sua operação. Também acontecerá um Encontro de Negócios, onde prestadores de serviços locais envolvidos no projeto poderão fechar negócios diretamente com as empresas convidadas.

A elaboração do Plano Estratégico é uma ação Adetuc, que contratou consórcio especializado para esta finalidade, com recursos do Programa de Desenvolvimento Regional, Integrado e Sustentável (PDRIS), por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). As etapas anteriores envolveram diagnóstico das áreas com potencial de pesca, elaboração estratégica, formação de condutores especializados, formatação de roteiros para os municípios de Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Peixe. Na próxima etapa será formulado o Guia de Pesca Esportiva do Estado do Tocantins.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, o trabalho de profissionalização da pesca esportiva no Tocantins, iniciado na gestão Mauro Carlesse, será um dos diferenciais na atração dos amantes da pesca e defensores de preservação ambiental. “O Tocantins possui a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, e a pesca esportiva é um de seus maiores potenciais”, defende.