Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Seleucia Fontes

Ao longo de cinco dias, uma ação conjunta levou equipes da Agência do Desenvolvimento de Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) a três municípios da Região Turística Encantos do Jalapão, Ponte Alta, Mateiros e São Félix. A meta era visitar o maior número possível de empreendimentos comerciais, turísticos ou não, para verificar e orientar sobre a correta adoção de medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus (covid-19).

Entre empresários que já aplicam corretamente as  medidas preventivas e aqueles que adotaram em parte e receberam as orientações com atenção, o balanço foi positivo. Em Ponte Alta, a Pousada Planalto recebeu o selo TO Seguro, graças aos cuidados de sua proprietária, Lázara Maria da Silva, uma pioneira do turismo local. Depois de manter seu estabelecimento fechado por mais de sete meses, ela afirma que está preparada para reabrir as portas. No mesmo município, a artesã e proprietária de uma açaiteria, Catiana de Sousa, conquistou o selo para suas duas lojas.

Em Mateiros, a Pousada Santa Helena também foi aprovada por estar cumprindo os protocolos de prevenção à Covid-19, mesmo antes da reabertura aos hóspedes. O Mercado Santa Maria também recebeu o selo. Para garantir a segurança dos colaboradores e clientes, o empresário Cristiano de Melo Barreto instalou pia externa, tapete de desinfecção, designou uma funcionária para medir a temperatura e borrifar álcool nas mãos dos clientes na entrada do estabelecimento, entre outras medidas.

A equipe também visitou as pousadas, restaurantes, artesãs e comerciantes em geral de São Félix. Para o proprietário da Pousada Cachoeiras do Jalapão, Seir Pacheco Neto, que reabrirá suas portas no próximo dia 5, a adoção dos protocolos é necessária, para garantir a segurança da população e dos turistas. ”Temos as informações, não há justificativa para não adotar as medidas", acredita.

Estiveram no Jalapão e também nos municípios de Lagoa do Tocantins e Santa Tereza, o gerente de Qualificação Técnica da Adetuc, Wellington Rebelo, a gerente de Produtos Turísticos, Kleiryanne Aguiar, a técnica em artesanato Núbia Cursino, a diretora de Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro e a gerente de Assistência às Microempresas, Priscilla Oliveira.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Adetuc, Tom Lyra, ações como esta são fundamentais para os empreendedores tocantinenses, neste momento de retomada econômica. "Agradecemos a parceria das prefeituras municipais, por meio das secretarias de Turismo, que deram todo o suporte para o trabalho da nossa equipe técnica", disse ele, ao ressaltar o esforço do governador Mauro Carlesse para fortalecer as micro e pequenas empresas.