Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Talvez os esportes sejam uma das paixões mais antigas da humanidade, afinal as Olimpíadas foram iniciadas pelos gregos a partir do ano 776 antes de Cristo. Já era um evento importante para os gregos se reunirem e observarem disputas de corrida, lançamento de discos, esportes com equinos, boxe e outras lutas.

Sendo algo tão presente na nossa História, não é de ficar surpreso que o Cinema tenha conseguido trazer filmes espetaculares sobre esportes variados explorando histórias incríveis de superação, da vida de atletas e até mesmo de treinadores geniais que conseguiam quebrar a banca apenas com um bom cálculo.

Então separamos os melhores filmes possíveis para os fãs de esportes vibrarem e se emocionarem da mesma forma como acontece durante o acompanhamento de uma partida ao vivo nos canais esportivos na SKY. Confira todos abaixo!

O Homem que Mudou o Jogo

Para começar já em grande estilo, O Homem que Mudou o Jogo é um dos filmes mais fascinantes sobre o tema já feitos até hoje.

Acompanhamos a trajetória real do treinador Billy Beane, responsável pelo time de baseball de Oakland. Trabalhando com o pior orçamento possível no cenário, Beane é pressionado pelos dirigentes do clube a conquistar algum título para animar a torcida.

Confiando na matemática, Beane contrata o especialista em cálculos e probabilidades Peter Brand. Juntos, eles organizam todos os jogadores disponíveis no mercado e fazem uma função para descobrir qual jogador rende muito nos jogos por salários pequenos. O que ele descobre acaba mudando todo o mercado do baseball em apenas poucos anos.

Invictus

De Clint Eastwood, Invictus é ao mesmo tempo um ótimo filme de esportes entregando também uma breve cinebiografia de Nelson Mandela, falecido presidente sul africano. Querendo unir o povo sul africano após anos da segregação racista do Apartheid, Mandela aposta no talento do treinador François em conquistar uma vaga disputada para ter o time sul africano Springboks na Copa Mundial de Rugby que o país sediará.

Aceitando o enorme desafio, François trabalha com Mandela sempre que possível para tentar atrair também o público afrodescendente para o esporte que era visto como “coisa de branco” até então. Acertando ajustes necessários depois de muitas derrotas, a sorte do Spingboks começa a mudar quando o time sente a motivação da união dos torcedores.

Coach Carter: Treino Para a Vida

Clássico que é exibido recorrentemente em emissoras abertas, Coach Carter pode trazer uma história de fórmula mais arcaica e batida a que muita gente está acostumada agora com novas produções, mas traz uma performance excelente de Samuel L. Jackson vivendo o protagonista Ken Carter.

Biográfico, o longa mostra o treinamento nada ortodoxo de Carter que é contratado como professor de educação física e treinador da turma de basquete de uma escola carente em Richmond. Encontrando alunos mal disciplinados, agressivos e rudes, além de jogarem pessimamente, Carter aplica um treino rigoroso para todos entrarem em forma e se educarem no trato com os outros.

Depois de meses de preparação, o resultado do treinamento começa a aparecer com o time ganhando inúmeras partidas. Entretanto, quando o rendimento no esporte cresce, os alunos sofrem com notas baixas nas matérias acadêmicas gerando novamente uma reação inesperada de Carter que acaba afetando a vida de todos os atletas profundamente.

Ali

Inevitavelmente, em algum momento da vida, todos escutarão sobre o boxeador lendário Muhammad Ali que cravou seu nome na História do Boxe como nenhum outro grande atleta. De Michael Mann, um dos diretores mais competentes de Hollywood até hoje, Ali traz todas as reviravoltas que ocorreram na vida do pugilista entre 1964 e 1974.

Para viver Ali, Will Smith dá uma de suas melhores performances da vida conseguindo até mesmo uma indicação ao Oscar pelo trabalho. O filme foca justamente nos anos mais controversos de Ali que retornou aos EUA com medalha olímpica. Pouco após conhecer sua esposa, se converteu ao islã, trocou de nome e começou a militar ao lado de Malcolm X contra o racismo na sociedade norte americana.

Ao mesmo tempo que desagrada muita gente, Ali acaba perdendo seu título de atleta por se recusar ao chamado do exército para lutar na Guerra do Vietnã. Trazendo também toda a disputa jurídica em torno disso, o longa vai adiante e mostra a luta histórica contra George Foreman que colocou Ali de volta aos ringues.

Rush: No Limite da Emoção

Uma das obras-prima do diretor Ron Howard traz a história da popular rivalidade que marcou os pilotos da Fórmula 1 Nick Lauda e James Hunt. Trazendo os dois pontos de vista entre rivais que, mesmo não gostando um do outro, conseguem formar um laço de amizade e respeito ao longo de diversas disputas acirradas nos torneios anuais do esporte.

Atingindo o clímax em 1976, os dois trabalham ao máximo para conquistar o título do ano precisando completar voltas quase perfeitas em cronometragem. Entretanto, o custo desse brilhantismo na direção também tem um alto preço: um mínimo erro pode encerrar a vida de cada piloto em qualquer curva da pista.

Voando Alto

Taron Egerton e Hugh Jackman brilham no elenco de Voando Alto, um ótimo filme de esportes, mas sem o peso do drama de histórias pesadas. No caso, o longa conta a bizarra história de Eddie Edwards, um jovem que sonhou desde a infância em participar de alguma Olimpíada.

Nitidamente sem talento natural e muito atrapalhado em seus treinos, acaba encontrando uma falha enorme no código olímpico para selecionar atletas e então se candidata a ser o representante da Inglaterra na modalidade de salto com esquis.

Aprovado pelo buraco na lei, Eddie teme passar uma vergonha histórica nas Olimpíadas de Inverno de Calgary em 1988. Entretanto, convencendo um treinador talentoso, mas temperamental, ele se aplica para conseguir, ao menos, completar o salto. O resultado dessa jornada acaba por tornar Eddie um verdadeiro sucesso com o público pelo seu carisma e espírito resoluto.