Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Secretário apresenta incentivos fiscais e rede logística do Tocantins aos empresários de Blumenau

Secretário apresenta incentivos fiscais e rede logística do Tocantins aos empresários de Blumenau Foto: Nayna Peres

Foto: Nayna Peres Secretário apresenta incentivos fiscais e rede logística do Tocantins aos empresários de Blumenau Secretário apresenta incentivos fiscais e rede logística do Tocantins aos empresários de Blumenau

Na tarde dessa terça-feira, 20, o secretário da Industria, Comércio e Serviços do Tocantins (Sics), e presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, visitou indústrias em Santa Catarina, na cidade de Blumenau.

O objetivo dessa viagem é divulgar, no Sul do País, o potencial logístico do Estado como um dos atrativos para a implantação de novas empresas em seu território.

A localização do Tocantins é um de seus maiores destaques. No centro do Brasil, o Estado faz divisa com os principais mercados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o que facilita a distribuição de produtos acabados e a disponibilização de serviços.

O secretário Tom Lyra visitou a fábrica da Fogatti, uma indústria que produz fornos, fogões, microondas e outros utensílios domésticos e que, hoje, também é detentora de uma marca muito conceituada na região sul do Brasil, a Nardelli. Atualmente, as duas empresas empregam cerca de 200 funcionários e contam com representantes que fazem a revenda dos produtos pelo País, além da venda direta realizada pelo e-commerce.

Para a diretora financeira do grupo, Cristiane Soares, alcançar os mercados das regiões Norte e Nordeste é um dos principais objetivos da marca. "Tínhamos uma participação de 3% em vendas no mercado Norte e Nordeste, com a contratação de apenas um representante. Este valor foi para 8%, em menos de um ano. E este crescimento rápido nos fez voltar os olhos para o Tocantins, como um potencial polo da nossa produção e distribuição. A visita do secretário e equipe nos fez conhecer melhor a logística e os incentivos fiscais do Estado", pontuou.

Incentivos

Durante a visita, Tom Lyra apresentou os principais incentivos voltados para a indústria, entre eles o Termo de Acordo de Regime Especial, que é um documento concedido às empresas que possuem algum incentivo fiscal concedido pelo Estado e o Proindústria, com o objetivo de atrair novos investidores e esclareceu os trâmites para a implantação de uma nova sede industrial, assim como tem sido proposto pelo governador Mauro Carlesse para o fortalecimento do setor produtivo tocantinense.

"Levar novos empreendimentos, este é o nosso objetivo. Temos tudo o que o empresariado precisa, mão de obra jovem, disponível e qualificada através de duas universidades públicas, uma delas estadual. Não são apenas incentivos fiscais, temos trabalhado dioturnamente para melhorar toda a infraestrutura de nosso Estado e estamos alcançado todas as metas. O Tocantins não é mais só um projeto de potencialidade, já é uma realidade", concluiu.