Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lucas Nascimento/TRE-TO

Foto: Lucas Nascimento/TRE-TO

Os eleitores indígenas das aldeias que compõem a Ilha do Bananal começaram a receber os exemplares da 2ª edição das Cartilhas Eleitorais Bilíngues para os Povos Indígenas do Estado. Nessa quinta-feira, 22, o coordenador do projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, juiz eleitoral Wellington Magalhães, visitou a aldeia Boto Velho e fez a entrega dos exemplares para os representantes da etnia Javaé.

Ao entregar os exemplares na Aldeia Boto Velho, o juiz Wellington Magalhães levou aos eleitores da região uma mensagem de cidadania. “Os indígenas foram orientados a ter a cartilha como uma ferramenta em defesa do voto livre e consciente; de que só assim reduziremos o preconceito e a desigualdade”, disse. Ainda conforme destacou o magistrado, “a distribuição das cartilhas bilíngues representa a renovação do compromisso da Justiça Eleitoral com o fortalecimento da cidadania dos povos indígenas, que conhecendo nosso sistema eleitoral na sua língua materna terão melhores condições de bem escolher seus representantes nessas eleições municipais”. 

A equipe da Justiça Eleitoral segue com as entregas até esta sexta-feira, 23, visitando as aldeias Macaúba, São João Fontoura e Santa Izabel. Serão distribuídas ao todo 4.640 unidades das cartilhas entre os indígenas que residem nas aldeias que integram as zonas eleitorais de Miracema, Tocantinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins, Itacajá e Araguaína.

Reconhecimento

Durante a 86ª Sessão Ordinária da Corte Eleitoral, realizada na tarde desta quinta-feira (22/10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier se pronunciou sobre a importância do projeto para a sociedade. “É motivo de muito orgulho saber que a Justiça Eleitoral busca, constantemente, alcançar sua visão de futuro prevista no Planejamento Estratégico, que é ser modelo de excelência na gestão do processo eleitoral e na educação política da sociedade. Parabéns para toda a equipe envolvida”, disse.

Nesta eleição 1.035.289 eleitores estão aptos a votar no Tocantins. Desse total, 5.192 são indígenas; a etnia Xerente detém o maior número de eleitores, com 1.049 aptos ao voto.