Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

As ações das forças de segurança do Estado do Tocantins estiveram concentradas durante todo este domingo, 15, no Gabinete de Monitoramento, que serviu de base para centralizar e sistematizar todas as ocorrências do Estado relacionadas às eleições municipais 2020.

Instalado nas dependências do Sistema Integrado de Operações (SIOP), no Quartel do Comando-Geral, o Gabinete de Monitoramento esteve a todo o momento conectado diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do Ministério da Justiça, responsável por reunir e acompanhar em tempo real as informações e possíveis ocorrências durante as eleições de todos os estados da federação. O balanço geral dessas ocorrências, no entanto, com números, naturezas e demais informações será divulgado durante a semana.

Neste domingo, o Gabinete atuou de forma rápida e monitorou centenas de ocorrências, registrando com maior incidência, o crime de Boca de Urna, previsto no Artigo 39, parágrafo quinto, II, da lei 9.504/97.

As forças de segurança estaduais atuaram de maneira supletiva, e dentro de suas respectivas competências, uma vez que os crimes eleitorais estão sob jurisdição da Justiça Federal, sendo atribuição da Polícia Federal as ações investigativas. 

Avaliação

Sobre a atuação do Gabinete de Monitoramento, o secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, observou que as forças de segurança se prepararam para que o processo eleitoral transcorresse de forma tranquila, e conseguiram atender a todas as demandas do Estado. "O trabalho coordenado e integrado contribuiu para o êxito das eleições", frisou.

O diretor do SIOP, delegado de polícia, Ricardo Real, fez uma avaliação positiva da atuação do Gabinete. Segundo ele, as ocorrências registradas foram normais para o contexto. Ele destacou que a experiência superou as expectativas e nenhuma ocorrência de grande vulto foi registrada. “A comunicação fluiu, conseguimos alcançar muitas tomadas de decisões assertivas. A experiência foi a melhor possível”.

Plano estratégico

O Gabinete de Monitoramento faz parte do Plano Estadual Integrado de Segurança Pública do Tocantins (PEISP) para atuação nas Eleições Municipais de 2020. O PEISP foi elaborado para dar suporte à realização do pleito eleitoral de 2020 deste domingo. O plano também cumpriu o objetivo de promover a integração, coordenação, comunicação, comando e controle do processo de atuação integrada dos órgãos de segurança pública atuantes no Estado em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Participaram da elaboração do PEISP representantes da Segurança Pública, Órgãos e Agências (IOA's) federais, estaduais e municipais que participaram do Plano Estadual de Segurança Integrada.

Compôs o Gabinete de monitoramento, além dos representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade.