Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Moradores da

Moradores da "Vila Agrotins", em Palmas, foram alguns dos contemplados pelo projeto Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria Moradores da Moradores da "Vila Agrotins", em Palmas, foram alguns dos contemplados pelo projeto

Desemprego, pobreza e fome foram alguns dos problemas gerados pela crise econômica no ano de 2020 em razão da pandemia da covid-19. Contudo, foi um ano também de muita solidariedade, com pessoas se importando cada vez mais com o bem-estar do próximo em causas sociais e emergenciais. Ao passo que o coronavírus se proliferava em todo o País, nasciam iniciativas coletivas de apoio às populações mais vulneráveis em todos os cantos, como o projeto SOS Tocantins, realizado conjuntamente entre Sebrae Tocantins, Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e Ministério Público Federal (MPF) no Estado. 

Mais de 13,3 mil itens entre alimentos e de higiene pessoal foram entregues em 2020 à população carente do Estado. Desde que foi lançada, em junho do ano passado, a campanha arrecadou 1.223 cestas básicas, 404 itens de higiene e 11.710 máscaras de proteção facial.

As doações foram entregues a pessoas de 24 localidades, em comunidades carentes e projetos sociais, nas cidades de Palmas, Araguaína, Lagoa da Confusão, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional (Luzimangues).

O defensor público-geral no Estado, Fábio Monteiro dos Santos, afirmou que a união entre as importantes instituições realizadoras do projeto e o bonito gesto dos doadores foram essenciais para o sucesso da campanha. “A pandemia impôs um ano de dificuldades econômicas para muitas famílias, mas a solidariedade foi fundamental para deixar um legado de esperança ao ano de 2021, principalmente para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, ressaltou. De acordo com ele, a ação foi essencial para minorar o sofrimento de pessoas carentes, as quais integram o público atendido pela Defensoria.

Para o procurador da república no Tocantins, Fernando Oliveira Júnior, o momento é de agradecer o engajamento de todos, mas, também, de se manter a consciência de que muito ainda há para se fazer. “O SOS Tocantins é um sopro de esperança nestes tempos tão difíceis, não apenas para as famílias que recebem as doações, mas também para nós que estamos envolvidos com o projeto e podemos ajudar o próximo", relatou.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, pontuou a importância do projeto em um momento de fragilidade econômica e social. “Estamos felizes em encerrar um ciclo de muita solidariedade, cooperação e empatia, sabendo que, muitas pessoas necessitadas, foram favorecidos com as doações”, explicou, destacando que a pandemia ainda não acabou, e que projetos como estes, devem ser sempre apoiados.

Parceiros

A campanha teve como tema “A União Salva Vidas” e a parceria de instituições e pessoas físicas foi essencial nesse processo, que contou com doações de 18 parceiros entre instituições jurídicas e pessoas físicas. Dentre eles estão o Tribunal de Contas do Estado, Justiça Federal, Fecomércio, Energisa, Banco da Amazônia, Faet/Senar, OAB Tocantins, Sindifiscal e Agência Public, dentre outros.