Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Isis Oliveira

Foto: Isis Oliveira

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou na sessão matutina dessa terça-feira, 6, em segunda e última fase de votação a prorrogação do estado de calamidade pública, em função da pandemia de coronavírus, dos municípios de Mateiros, Carrasco Bonito, Ipueiras, Rio dos Bois, São Miguel e Sítio Novo. A prorrogação se deu em virtude do prolongamento da pandemia e aumento explosivo da covid-19 no Tocantins.

Raça mura

De autoria do deputado Nilton Franco (MDB) foi aprovado também em primeira votação o projeto que autoriza a criação, manejo e exposição de galos da raça mura no Estado. Este tipo de animal é muito usado em rinhas clandestinas porque tem um comportamento de busca natural pelo combate.

O projeto do deputado prevê a criação de feiras e exposições específicas para esta raça, mas não autoriza o uso da espécie em brigas. Nilton Franco afirma que o galo não é útil apenas em combate e que tem sido usado em cruzamentos genéticos para o melhoramento de raças com potencial comercial, particularmente na produção orgânica.

Para o deputado, a regulamentação pode levar a uma redução dos maus-tratos, já que vai dar segurança jurídica a quem cria os animais de forma legalizada.

Denominação de escola

Foi também aprovado matéria do deputado Ivory de Lira (PCdoB) que dá nome de Jardenir Jorge Frederico à Escola Estadual Padrão de Tempo Integral de Araguaína, situada no setor Maracanã.

Jardenir Jorge Frederico nasceu em 1º de abril de 1957 no município de Firminópolis-GO e mudou-se para o município de Araguaína em 1964. Era casado com a senhora Maria de Fátima do Espírito Santo Ferreira Frederico e é pai de 3 filhos, entre eles o deputado estadual Jorge Frederico (MDB).

Trabalhou como serventuário de justiça por quase 40 anos, foi locutor esportivo em diversas rádios do Brasil, foi também secretário de esportes e agropecuarista. Desenvolveu a função de Superintendente de comunicação do Estado onde dirigiu o Canal de Televisão do Tocantins na região norte. Foi diretor-geral do grupo Boa Sorte de rádio e TV de Araguaína e presidente do Transtrevo Futebol Clube e do Araguaína Futebol e Regatas.