Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Henrique Lopes

Foto: Henrique Lopes

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu na tarde dessa segunda-feira, 26, o prefeito de Mateiro, João Martins, popular Pastor João, em um encontro que tratou sobre a parceria entre a Adetuc e a gestão municipal para as ações de ordenamento turístico da cidade e região. 

Durante a reunião, que foi acompanhada pela superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur), Maicon Dimbarre, pautou os investimentos para a região turística Encantos do Jalapão e os projetos a serem executados pela Adetuc, em parceria com as prefeituras e outras instituições que buscam incentivar o desenvolvimento do turismo. 

Entre os alinhamentos acordados, está a implantação de um ponto de apoio da Adetuc no município de Mateiros, que ampliará o suporte técnico aos gestores de turismo e demais entidades do Trade turístico. “Desde o início do ano estamos trabalhando para fortalecer a presença da Adetuc nas regiões turísticas e ampliar as ações de incentivo e ordenamento. Sabemos o quão importante essa participação ativa é para os municípios, principalmente para que eles executem ações que atendam às suas necessidades e impulsione o turismo local”, afirma o presidente Jairo Mariano. 

Ao destacar a relevância da implantação de um polo de atendimento da Adetuc na região, o prefeito de Mateiros, Pastor João, que também preside o Consórcio dos Prefeitos do Jalapão, parabenizou o Governo do Estado, por meio da Adetuc, pela proximidade com os municípios. “Muitas vezes éramos esquecidos, mas uma ação como essa ficará marcada na história do turismo da região, pois será de um impacto importante para todos os municípios do Jalapão”, frisou. 

Os gestores também alinharam projetos para o ordenamento turístico dos atrativos do município e projetos que podem ser elaborados em parceria. Ao concluir a reunião, Jairo Mariano evidenciou o apoio do governador Mauro Carlesse no desenvolvimento do turismo, cultura e da economia criativa em todo o estado. “Nosso papel é fazer com que as políticas públicas que incentivam essas áreas sejam realmente eficazes e respondam, a contento, o anseio dos tocantinenses”, completou.