Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação/Adetuc

Foto: Divulgação/Adetuc

Com o tema “O futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), comemora a 19ª Semana Nacional de Museus. O evento será celebrado nesta quarta-feira,19 de maio de 2021, às 9h, de forma virtual, com uma conferência para relacionar a importância cultural do museu que representa e destacar os projetos e as projeções de funcionamento do museu, após o período pandêmico.

A abertura do evento contará com participação do presidente da Adetuc, Jairo Mariano, além da apresentação musical da dupla Rauandra e Hanna, que farão homenagem a 19º Semana Nacional de Museus do Tocantins. A transmissão da conferência será por meio do canal oficial do Descubra o Tocantins na plataforma do YouTube.

Para a conferência, a Adetuc convidou o museólogo, André Andion Ângulo, que possui graduação em Museologia, além mestrado em Arquitetura e Urbanismo e cursos pós-graduação no exterior na área de museologia. A conferência também contará com a participação da professora da UFT de Arraias, do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental - Coordenadora do Projeto Estão e Uso do Museu Histórico e Cultural de Arraias: Identidades e Memórias, Valdirene Gomes dos Santos de Jesus.

A Semana Nacional de Museus, é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo, seguindo a sugestão do tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM – International Council of Museums) que incentiva todos os museus, memoriais e centros culturais a participarem desse evento anual em comemoração ao dia Internacional de Museus, que ocorre no 18 de maio.

Segundo informações da superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Adetuc, Lorena Ribeiro, os museus estaduais do Tocantins, o Palacinho e Memorial Coluna Prestes, tiveram sua programação inscrita na Semana Nacional de Museus, no entanto com a pandemia do covid-19 o IBRAM recomendou o cancelamento dos eventos presenciais.

“Seguindo as orientações do Ibram, neste período de pandemia, a Adetuc celebrará a 19 ª Semana Nacional de Museus, por meio conferência virtual que reunirá profissionais de diversas áreas da cultura a exemplo da área de patrimônio material, historiadores, estudantes e público em geral”, explicou a superintendente.

Lorena Ribeiro, informou ainda que na área dos museus, o Governo do Estado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) presta assessoria técnica em museologia para todas as instituições que abrigam coleções e exposições abertas ao público. “Na rede de museus do Tocantins, existem, atualmente, 24 instituições cadastradas”, enfatizou.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de uma sociedade e suas futuras gerações. “O governador Mauro Carlesse, entende a importância dos museus e não mede esforços para preservar nossas riquezas históricas e cultural do nosso povo. Nesse sentido, trabalhamos para salvaguardar nosso patrimônio material e imaterial”, considerou.

 Ações

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Superintendência de Cultura está desenvolvendo o projeto de restauração de nove museus e monumentos históricos do Estado do Tocantins, a exemplo da Casa de Cultura de Paranã (Paranã), Casarão Aires (Porto Nacional), Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Monte do Carmo), Igreja Matriz de Nossa Senhora de Natividade (Natividade), Memorial Coluna Prestes (Palmas), Museu de Zoologia José Hidasi de Porto Nacional, Museu Histórico e Cultural de Arraias (Arraias), Museu Iny Heto – Museus dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal (Formoso do Araguaia), Ruína da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Natividade).

As obras estão sendo realizadas, nos nove museus do Tocantins, no valor total de R$ 4.600.000,00, com recursos provenientes do Fundo Cultural e da Adetuc.

Visando a valorização dos museus do Estado, a Adetuc também desenvolveu a elaboração de termos de cooperação técnica para assessoria na gestão, funcionamento e acervo museal de cada estabelecimento cultural e Educação Patrimonial nas escolas da rede estadual em parceria com a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc).